Condições de saúde psicológica, capacidade funcional e suporte social de idosos

Autores

  • Jessica de Medeiros Possatto Psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Dóris Firmino Rabelo Psicologia. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p45-58

Palavras-chave:

Depressão, Ansiedade, Idosos.

Resumo

Este estudo avaliou sintomas depressivos e de ansiedade em idosos, e sua associação com o sexo, a faixa etária, a capacidade funcional e a percepção de suporte social. Participaram do estudo 134 idosos sem déficit cognitivo. Houve associação significativa entre depressão e ansiedade, com dependência nas atividades básicas e instrumentais de vida diária, e da ansiedade, com baixo envolvimento social, e com baixa percepção de suporte social. É importante maior atenção pública para o diagnóstico e tratamento dessas condições clínicas.

Biografia do Autor

Jessica de Medeiros Possatto, Psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

 

Dóris Firmino Rabelo, Psicologia. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFBA.

Psicóloga. Mestrado em Gerontologia. Doutorado em Educação. Professora Assistente, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFBA.  

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Possatto, J. de M., & Rabelo, D. F. (2017). Condições de saúde psicológica, capacidade funcional e suporte social de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 45–58. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p45-58

Edição

Seção

Artigos