A cozinha e os idosos: design universal de ambiente e produtos

Autores

  • Camila Feldberg Porto Design, com foco em Design de Produto. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte. http://orcid.org/0000-0002-7565-9091
  • Edson José Carpintero Rezende Ciências da Saúde. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0003-0692-0708

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p287-307

Palavras-chave:

Idoso, Design universal, Cozinha, Utensílios.

Resumo

Foi realizada uma revisão da literatura para evidenciar a importância do design universal no projeto do ambiente da cozinha e de alguns utensílios de cozinha, com foco no usuário idoso. Assim, discute-se a importância do ambiente construído para os idosos e, particularmente, da cozinha. Também são fornecidos exemplos de soluções de design universal e para alguns utensílios. Ao final, discute-se a relevância do estudo para uma sociedade que está envelhecendo.

Biografia do Autor

Camila Feldberg Porto, Design, com foco em Design de Produto. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte.

Mestre em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Graduada em Design de Produto, UEMG. Experiência na aplicação da técnica de Grupos Focais com pessoas idosas. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte.

 

 

Edson José Carpintero Rezende, Ciências da Saúde. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Doutorado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da UFMG. Mestrado em Saúde Coletiva, UEFS. Graduação em Odontologia, UFMG. Pós-Graduação Lato sensu em Odontologia Legal, Associação Brasileira de Odontologia; e em Microbiologia, PUC-MG. Licenciatura em Ciências, PUC-MG. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa “Design em interface com a Saúde” e Professor-Pesquisador do “Grupo Extensionista e de Pesquisa em Design Social”, ambos cadastrados no CNPq.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Porto, C. F., & Rezende, E. J. C. (2017). A cozinha e os idosos: design universal de ambiente e produtos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 287–307. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p287-307

Edição

Seção

Artigos