A Equipe Multiprofissional em Gerontologia e a Produção do Cuidado: um estudo de caso

Autores

  • Mariela Besse UNIFESP/SP
  • Luiz Carlos de Oliveira Cecílio Universidade Federal de São Paulo.
  • Naira Dutra Lemos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p205-222

Palavras-chave:

Equipe multiprofissional, Gerontologia, Gestão do cuidado.

Resumo

Este artigo discute de que forma é construída a produção do cuidado à saúde doidoso, por uma equipe multiprofissional com ênfase na interdisciplinaridade. Pesquisarealizada com abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Para a análisedos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados principais apontarama importância da conjunção do cuidado técnico, com o cuidado leigo realizado no domicíliopara a implementação do plano de cuidados e o enfrentamento de diversas dificuldadesdevido à escassez de recursos humanos, equipamentos e insumos.

Biografia do Autor

Mariela Besse, UNIFESP/SP

Terapeuta Ocupacional afiliada à Disciplina de Geriatria e Gerontologia daUniversidade Federal de São Paulo. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileirade Geriatria e Gerontologia. Mestre em Ciências pela UNIFESP/SP.

Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, Universidade Federal de São Paulo.

Livre-Docência em Política Planejamento e Gestão emSaúde. Professor Adjunto, Vice-Coordenador da área de Política, Planejamento e Gestão emSaúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e líder do grupo de pesquisaPolítica, Planejamento e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

Naira Dutra Lemos, Universidade Federal de São Paulo

Assistente Social e Coordenadora do Programa de AssistênciaDomiciliar do Idoso da Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Gerontologiapela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Doutora em Ciências pelaUniversidade Federal de São Paulo.E-mail: nairadutra@uol.com.br

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Besse, M., Cecílio, L. C. de O., & Lemos, N. D. (2014). A Equipe Multiprofissional em Gerontologia e a Produção do Cuidado: um estudo de caso. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 205–222. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p205-222

Edição

Seção

Artigos