A relevância da Imunização para a Longevidade e a necessária anuência de indivíduos do “Programa Acompanhante de Idosos”

Carlos Lima Rodrigues, Cristiane Marcacine Kobiraki, Erica Maria Santos Gonçalves, Lívia Monteiro Lúcio, Maria de Jesus Batista Mendes Iannarelli, Elisabeth Frohlich Mercadante, Flamínia Manzano Moreira Lodovici

Resumo


A vacina, substância quimicamente derivada, semelhante a um agente infecciosocausador de doenças, tem, por meio da imunização, atestados efeitos de proteção imunológicacontra determinadas doenças infecciosas, ao aumentar a resistência do organismo humano. Umgrupo de risco, tal como o dos idosos, por sua vulnerabilidade aos vírus da gripe, precisa aderirefetivamente às campanhas de imunização anual. Atualmente ainda se registra uma baixa adesãodeste público à aplicação da vacina, o que faz acarretar um número elevado de internaçõeshospitalares, complicações e óbitos decorrentes de gripes sazonais. Neste estudo apresentamosdados de um levantamento, feito em 2014, durante a campanha de vacinação contra o Influenza,sobre a anuência de 108 pessoas atendidas pelo “Programa Acompanhante de Idosos”, da regiãoCentro-Oeste do Município de São Paulo. Objetivou-se: (i) Verificar o número de idosos anuentesà campanha de vacinação, suas possíveis queixas às reações adversas e aos mitos e preconceitossobre a vacina; (ii) Relatar a ação da equipe na conscientização, para esclarecimento das dúvidas efornecimento de informações baseadas em evidências científicas. As informações foram obtidaspor meio de entrevistas realizadas com idosos do “Programa Acompanhante de Idosos”, e da revisão da literatura. A imunização domiciliar foi feita aos idosos com dificuldade de ir à UBS, afim de facilitar-lhes o acesso à vacina. Os resultados e respectiva discussão versaram sobre: aquantificação exata sobre os idosos vacinados; o número de idosos que não aderiram devido amitos e preconceitos; o número pouco expressivo de queixas sobre reações consequentes à vacina.Considerou-se que, através da escuta aos idosos, foi possível analisar os motivos de sua nãoadesão à campanha de vacinação contra o Influenza, e criar, em seguida, ferramentas paraconscientização da importância dessas ações, esclarecendo e afastando os mitos e preconceitossobre a vacina, a fim de aumentar o número de anuentes idosos.

Palavras-chave


Vacina; Idosos; Influenza.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p31-48

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.