Perfil e ambiente de idosos vítimas de quedas atendidos em um ambulatório de Geriatria e Gerontologia no Distrito Federal.

Daynne P.M. Cavalcante, Lúcia de Jesus da Silva, Neuza Matos, Izabel Borges, Danielle Pedrosa Araújo, Hudson Azevedo Pinheiro

Resumo


Com o envelhecimento, aumenta a probabilidade de queda, sendo sua ocorrência considerada como um grave problema de saúde pública. O objetivo da presente pesquisa foi traçar o perfil de idosos atendidos em uma unidade geriátrica do Distrito Federal que sofreram quedas. Foi realizado estudo retrospectivo e qualitativo de fichas de atendimento desses idosos, tendo sido levantados dados quanto ao ambiente onde residem, seus agravos, barreiras, entre outros. Verificou-se que a ocorrência desse evento deve-se a vários fatores: morar sozinho, ser do sexo feminino, fazer uso de várias medicações, ter baixa escolaridade, baixa renda, problemas de visão e de audição, insegurança para caminhar e calçadas desniveladas. Dentre os fatores relacionados ao ambiente doméstico, merecem destaque, como lugares de risco, o banheiro e o quarto, além de pisos com cerâmica. A incidência de queda pode ser minimizada pela adaptação ambiental no domicílio desses idosos, medidas preventivas por parte do poder público para áreas externas e públicas, e capacitação de profissionais na área da saúde acerca do envelhecimento.

 


Palavras-chave


Perfil de saúde; Idoso; Acidentes por Quedas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p93-107

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.