Perfil e ambiente de idosos vítimas de quedas atendidos em um ambulatório de Geriatria e Gerontologia no Distrito Federal.

Autores

  • Daynne P.M. Cavalcante Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF).
  • Lúcia de Jesus da Silva Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
  • Neuza Matos Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Izabel Borges Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Danielle Pedrosa Araújo Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Hudson Azevedo Pinheiro Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade de Brasília (UnB) Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p93-107

Palavras-chave:

Perfil de saúde, Idoso, Acidentes por Quedas.

Resumo

Com o envelhecimento, aumenta a probabilidade de queda, sendo sua ocorrência considerada como um grave problema de saúde pública. O objetivo da presente pesquisa foi traçar o perfil de idosos atendidos em uma unidade geriátrica do Distrito Federal que sofreram quedas. Foi realizado estudo retrospectivo e qualitativo de fichas de atendimento desses idosos, tendo sido levantados dados quanto ao ambiente onde residem, seus agravos, barreiras, entre outros. Verificou-se que a ocorrência desse evento deve-se a vários fatores: morar sozinho, ser do sexo feminino, fazer uso de várias medicações, ter baixa escolaridade, baixa renda, problemas de visão e de audição, insegurança para caminhar e calçadas desniveladas. Dentre os fatores relacionados ao ambiente doméstico, merecem destaque, como lugares de risco, o banheiro e o quarto, além de pisos com cerâmica. A incidência de queda pode ser minimizada pela adaptação ambiental no domicílio desses idosos, medidas preventivas por parte do poder público para áreas externas e públicas, e capacitação de profissionais na área da saúde acerca do envelhecimento.

 

Biografia do Autor

Daynne P.M. Cavalcante, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF).

Discente do curso de enfermagem da Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF).

 

Lúcia de Jesus da Silva, Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga). Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

Neuza Matos, Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade Católica de Brasília (UCB).

Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga). Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Izabel Borges, Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade Católica de Brasília (UCB).

Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga). Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Danielle Pedrosa Araújo, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga).

 

Hudson Azevedo Pinheiro, Secretaria de Saúde do Distrito Federal Universidade de Brasília (UnB) Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro).

Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga). Doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Filiado ao Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro).

E-mail: hudsonap@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Cavalcante, D. P., Silva, L. de J. da, Matos, N., Borges, I., Araújo, D. P., & Pinheiro, H. A. (2015). Perfil e ambiente de idosos vítimas de quedas atendidos em um ambulatório de Geriatria e Gerontologia no Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 93–107. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p93-107

Edição

Seção

Artigos