Crenças em relação à velhice entre alunos da graduação, funcionários e coordenadoresprofessores envolvidos com as demandas da velhice em universidades brasileiras

Autores

  • Meire Cachioni Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Luis Enrique Aguilar

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%25p

Resumo

A revisão de crenças e atitudes em relação à velhice é científica e educacionalmente relevante. No ambiente universitário, quebra preconceitos e demonstra que é possível aprender e se desenvolver durante a última etapa do ciclo vital. Realizamos um estudo com 68 sujeitos, formado por 47 alunos de graduação, 6 funcionários envolvidos em trabalhos para os mais velhos e 15 coordenadores-professores de programas na área gerontológica. Visamos verificar crenças em relação à velhice. Três instituições foram investigadas, sendo uma privada e duas públicas. O instrumento foi uma escala diferencial semântica cobrindo os domínios fatoriais agência, cognição, relações sociais e persona em relação à velhice. Os sujeitos das três instituições investigadas apresentam respostas com tendências positivas para crenças em relação à velhice. Ao comparar os alunos da graduação, funcionários e coordenadores-professores, os graduandos apresentaram tendências mais positivas diante dos resultados dos coordenadores-professores. A amostra da instituição privada pontuou mais negativamente do que os demais no domínio relacionamento social. Palavras-chave: crenças em relação à velhice; idosos; universidade.

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Publicado

2009-12-09

Como Citar

Cachioni, M., & Aguilar, L. E. (2009). Crenças em relação à velhice entre alunos da graduação, funcionários e coordenadoresprofessores envolvidos com as demandas da velhice em universidades brasileiras. Revista Kairós-Gerontologia, 11(2). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%p

Edição

Seção

Artigos