Crenças em relação à velhice entre alunos da graduação, funcionários e coordenadoresprofessores envolvidos com as demandas da velhice em universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%25pResumo
A revisão de crenças e atitudes em relação à velhice é científica e educacionalmente relevante. No ambiente universitário, quebra preconceitos e demonstra que é possível aprender e se desenvolver durante a última etapa do ciclo vital. Realizamos um estudo com 68 sujeitos, formado por 47 alunos de graduação, 6 funcionários envolvidos em trabalhos para os mais velhos e 15 coordenadores-professores de programas na área gerontológica. Visamos verificar crenças em relação à velhice. Três instituições foram investigadas, sendo uma privada e duas públicas. O instrumento foi uma escala diferencial semântica cobrindo os domínios fatoriais agência, cognição, relações sociais e persona em relação à velhice. Os sujeitos das três instituições investigadas apresentam respostas com tendências positivas para crenças em relação à velhice. Ao comparar os alunos da graduação, funcionários e coordenadores-professores, os graduandos apresentaram tendências mais positivas diante dos resultados dos coordenadores-professores. A amostra da instituição privada pontuou mais negativamente do que os demais no domínio relacionamento social. Palavras-chave: crenças em relação à velhice; idosos; universidade.Downloads
Publicado
2009-12-09
Como Citar
Cachioni, M., & Aguilar, L. E. (2009). Crenças em relação à velhice entre alunos da graduação, funcionários e coordenadoresprofessores envolvidos com as demandas da velhice em universidades brasileiras. Revista Kairós-Gerontologia, 11(2). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%p
Edição
Seção
Artigos