O cuidado de idosos em Instituições de Longa Permanência e em Centros-Dia

Autores

  • Maria Rosane de Souza Sério de Quadros Serviço de Saúde da ILPI Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari (SP). Clínica de Fisioterapia e Estúdio de Técnicas Posturais de Capivari (SP).
  • Wanda Pereira Patrocinio Universidade Ibirapuera (UNIB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p77-97

Palavras-chave:

Idosos, Centro de Convivência, Centro-Dia, Instituição de Longa Permanência para Idoso.

Resumo

Este artigo tem como objetivo buscar conhecimento sobre o suporte que as famílias brasileiras dispõem para o cuidado de seus familiares idosos e qual o papel dos Centros de Convivência, Centros-Dia e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) nesses cuidados. As referências relacionadas a Centros-Dia, são poucas, visto ser uma modalidade de atendimento recente. Já as referências às ILPIs nos conduzem ao repensar sobre esse tipo de atendimento, despindo-nos de preconceitos já arraigados.

 

Biografia do Autor

Maria Rosane de Souza Sério de Quadros, Serviço de Saúde da ILPI Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari (SP). Clínica de Fisioterapia e Estúdio de Técnicas Posturais de Capivari (SP).

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP). Residência em Reabilitação do Aparelho Locomotor pelo Hospital Sarah Kubitscheck – Brasília (DF). Gerente do Serviço de Saúde da ILPI Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari (SP). Responsável pela Clínica de Fisioterapia e Estúdio de Técnicas Posturais de sua propriedade – Capivari (SP).

 

Wanda Pereira Patrocinio, Universidade Ibirapuera (UNIB).

Pedagoga (Unicamp), Mestre em Gerontologia (Unicamp), Doutora em Educação (Unicamp). Diretora da Empresa GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Professora do Curso de Mestrado em Ciências Interdisciplinares em Saúde (UNIB).

www.gerovida.com.br, http://gerovida.blog.br

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Quadros, M. R. de S. S. de, & Patrocinio, W. P. (2015). O cuidado de idosos em Instituições de Longa Permanência e em Centros-Dia. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial18), 77–97. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p77-97