O luto complicado diante da finitude do idoso hospitalizado: um alerta à equipe de saúde.

Autores

  • Adriana Aparecida de Andrade e Silva Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).
  • Alessandra da Rocha Arrais Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Docente do Mestrado Profissional da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS). Brasília (DF), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p247-264

Palavras-chave:

Idoso, Luto complicado, Cuidador-familiar, Equipe de saúde.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a implicação da equipe na prevenção do luto complicado junto ao cuidador-familiar de uma idosa hospitalizada. Trata-se de um estudo de caso norteado pela Epistemologia Qualitativa de González Rey, que revelou aspectos importantes sobre o cuidado ao cuidador-familiar, especialmente na preparação para a morte, e prevenção do luto complicado. Evidenciou-se a importância do resgate da subjetividade na terminalidade, e dos cuidados paliativos, como forma de preparação para uma morte digna.

 

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Andrade e Silva, Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Psicóloga Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Especialista em Psicologia Hospitalar pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). Brasília (DF), Brasil.

Alessandra da Rocha Arrais, Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Docente do Mestrado Profissional da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS). Brasília (DF), Brasil.

Psicóloga Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Docente do Mestrado Profissional da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS). Brasília (DF), Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, A. A. de A. e, & Arrais, A. da R. (2015). O luto complicado diante da finitude do idoso hospitalizado: um alerta à equipe de saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 247–264. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p247-264

Edição

Seção

Artigos