Associação entre depressão, medo de cair e mobilidade em idosos residentes em uma comunidade

Autores

  • Graziela Morgana Silva Tavares Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Maurício Santa Pires Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.
  • Pâmela Pissolato Schopf Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Vanusa Manfredini Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.
  • Jacqueline da Costa Escobar Piccoli Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.
  • Maria Gabriela Valle Gottlieb Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p233-246

Palavras-chave:

Idoso, Depressão, Ansiedade, Mobilidade, Quedas.

Resumo

A queda bem como a depressão são causas importantes para a perda de autonomia e independência funcional de indivíduos idosos. O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre depressão, ansiedade, medo de cair de e mobilidade de idosos residentes em uma comunidade. Foram coletados dados de identificação, antropométricos, ansiedade (autorrelatada), medo de cair (autorrelatado) e pela escala de eficácia de quedas (FES-I), depressão (GDS 15) e histórico de quedas do último ano (HQA). A mobilidade foi avaliada através do Timed Up and Go test (TUG).  A amostra foi composta por 50 idosos com idade média de 74,5 (±6,7 anos). Os resultados mostraram que 32 (64%) indivíduos possuíam medo de cair e 21 (42%) relataram ter sofrido queda no último ano. Também foi evidenciada diferença estatisticamente significante nas variáveis de FES-I com o HQA (ρ= 0,05) e depressão com TUG (ρ= 0,001). A regressão binária logística mostrou que a depressão está associada com o pior desempenho no TUG teste (p<0,003). O presente estudo identificou alta prevalência do medo de cair nos idosos e associação significativa entre FES-I e HQA dos idosos. Além disso, foi encontrada associação entre TUG teste e depressão.

 

Biografia do Autor

Graziela Morgana Silva Tavares, Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em Fisioterapia, Universidade de Fortaleza. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutorado em andamento em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, com período sanduíche em The George Institute for Global Health, vinculada a Universidade de Sydney. Atualmente é Docente do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Maurício Santa Pires, Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.

Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa. Na última, atuou no programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PROEXT/PISC) e no Programa Ativa_Idade, ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento, NEPE.

 

Pâmela Pissolato Schopf, Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS, Brasil. Fisioterapeuta, Fundação Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. Iniciou mestrado em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, em março de 2014, tendo como linha de pesquisa o envelhecimento humano e sarcopenia.

 

Vanusa Manfredini, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.

Docente da Universidade Federal do Pampa, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. Graduação em Farmácia, ênfase em Análises Clínicas, e Mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, UFRGS. Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Jacqueline da Costa Escobar Piccoli, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.

Docente da Universidade Federal do Pampa, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, NEPE, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. Graduação em Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Doutorado em Biologia Celular e Molecular, PUCRS. Pós-doutorado na Universidad de León (Espanha), como bolsista CAPES. Atualmente é professora adjunta de histologia humana na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, UNIPAMPA.

 

Maria Gabriela Valle Gottlieb, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

Doutora em Ciências da Saúde, docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Porto Alegre, RS, Brasil. Graduação em Ciências Biológicas, e mestrado em Medicina e Ciências da Saúde, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul, com ênfase em risco cardiometabólico e marcadores inflamatórios, genéticos e oxidativos. Foi consultora da UNESCO, Projeto RS Amigo do Idoso. Atualmente cursa Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) e é pesquisadora e professora permanente.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Tavares, G. M. S., Pires, M. S., Schopf, P. P., Manfredini, V., Piccoli, J. da C. E., & Gottlieb, M. G. V. (2015). Associação entre depressão, medo de cair e mobilidade em idosos residentes em uma comunidade. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 233–246. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p233-246

Edição

Seção

Artigos