Cuidados de enfermagem para adesão, por idosos, de hábitos saudáveis de vida, com base na Teoria da Promoção da Saúde

Autores

  • Antônia Jéssica Bezerra Mendes Enfermagem. Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, Ceará.
  • Keila Maria de Azevedo Ponte Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Maria Sinara Farias Enfermagem. Faculdades INTA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p269-287

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Saúde do idoso, Teoria de Enfermagem.

Resumo

Este artigo objetiva descrever a contribuição de práticas educativas e cuidados de enfermagem, com base na Teoria da Promoção da Saúde, de Nola Pender, quanto a hábitos saudáveis de vida por pessoas idosas com doenças cardiovasculares. Pesquisa do tipo participante, realizada com doze idosos da Unidade de Saúde da Família do Bairro Dom Expedito, em Sobral, Ceará. Evidenciou-se que alguns dos idosos não possuem hábitos saudáveis de vida; apresentam, pois, maior risco para as doenças cardiovasculares; todos são pessoas vivendo com hipertensão arterial sistêmica e alguns, com diabetes mellitus. Esta pesquisa pode subsidiar a outros acadêmicos e profissionais da área da saúde, a fim de despertar-lhes o desejo de pesquisar e realizar cuidados voltados à promoção da saúde com a pessoa idosa, e também a necessidade de utilização de teorias adequadas a esta especialidade, dada a insuficiência de referências envolvendo a Teoria da Promoção da Saúde. 

 

Biografia do Autor

Antônia Jéssica Bezerra Mendes, Enfermagem. Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, Ceará.

Enfermeira e coaching. Graduação em Enfermagem pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, Ceará.

 

Keila Maria de Azevedo Ponte, Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Docente das Faculdades INTA. Doutora e Mestre do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS).

 

Maria Sinara Farias, Enfermagem. Faculdades INTA

Acadêmica de Enfermagem pelas Faculdades INTA. Bolsista da Organização de Procura de Órgãos de Sobral-OPO/ CIHDOTT. Bolsista FUNCAP. Diretora de Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico Ednardo Britto (INTA). Vice-Coordenadora da Liga Universitária de Anatomia Humana, LUAH. Pesquisadora e extensionista no projeto Cuidadores do Coração. Pesquisadora e extensionista no projeto sobre Doenças Cerebrovasculares.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Mendes, A. J. B., Ponte, K. M. de A., & Farias, M. S. (2015). Cuidados de enfermagem para adesão, por idosos, de hábitos saudáveis de vida, com base na Teoria da Promoção da Saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 269–287. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p269-287

Edição

Seção

Artigos