Oficina de narrativa para idosos

Autores

  • Luisina Faedda Lic. en Psicología (UNMdP). Es adscripta a la Investigación en Grupo de Investigación en Evaluación Psicológica. Universidad Nacional de Mar del Plata. Mar Del Plata, Argentina.
  • Corina Soliverez Docente, Universidad Nacional de Mar del Plata. Mar Del Plata, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p127-136

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Narração, Oficina

Resumo

As várias oficinas psicológicas que promovem a inclusão e a participação social, além de ser um instrumento fundamental para promover a saúde, foram criados devido às alterações nos pressupostos e paradigmas que abordam o envelhecimento. Estas ferramentas são cada vez mais variadas e são realizadas em universidades, lares de idosos, associações civis, ou agências governamentais. O surgimento desta vasta oferta educativa leva em conta um envelhecimento ativo e sustenta a ideia da educação ao longo da vida. Este artigo tem como objetivo apresentar a dinâmica de uma oficina que convida os idosos para contar e compartilhar suas histórias de vida. A base desta proposta começa a partir de uma necessidade vital, isto é, colocar em palavras os eventos de vida significativos. A intenção deste artigo é compartilhar experiências vividas nesta oficina e, para exibir sua dinâmica e metodologia, a fim de mostrar como as pessoas mais velhas redefinem suas histórias através de histórias e partilha de memórias.

Como Citar

Faedda, L., & Soliverez, C. (2016). Oficina de narrativa para idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 127–136. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p127-136