Velhice e aparência: a percepção da identidade de idosas longevas

Autores

  • Maykon dos Santos Marinho Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luciana Araújo dos Reis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p145-160

Palavras-chave:

Identidade, Aparência, Velhice.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção da identidade de idosas longevas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, com a utilização da técnica da história oral temática e do software NVivo para análise dos dados. Emergiram três temas de análise: O espírito jovem: a relação corpo e mente; a aparência: imagem atual versus imagem do passado, e o cuidado com o corpo e a aparência. Diante dos achados desta pesquisa, é possível afirmar que nos defrontamos com um novo olhar para a velhice e para uma nova identidade dos idosos longevos.

 

Biografia do Autor

Maykon dos Santos Marinho, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista de Doutorado da CAPES. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (UESB).

 

Luciana Araújo dos Reis, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde (UFRN); Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1; Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB, CNPq).

 

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Marinho, M. dos S., & Reis, L. A. dos. (2016). Velhice e aparência: a percepção da identidade de idosas longevas. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 145–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p145-160

Edição

Seção

Artigos