Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Uma experiência brasileira de investigação

Autores

  • Maria Helena Villas Bôas Concone Departamento de Ciências Sociais/FSC/PUC-SP
  • Bernadete de Oliveira Fisioterapia, Mestre em Gerontologia e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia, PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p427-437

Palavras-chave:

Pesquisa, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade.

Resumo

Em 2011, estudantes e professores de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Gerontologia da PUC-SP, em conjunto com alguns da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Escola de Artes e Humanidades (EACH-USP) iniciaram a investigação "Quem vai cuidar de nós em 2030?", com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil. Este relatório refere-se à experiência do trabalho de campo da pesquisa que foi dividido em duas etapas: o pré-teste do instrumento (que já entrou pronto, feito por uma parte da equipe) e a própria coleta de dados, que foi realizada na região da Grande São Paulo (RMSP), o estado do mesmo nome da capital, de março a dezembro de 2011.Os objetivos deste trabalho são: 1) discutir o desenvolvimento da pesquisa dentro de uma proposta interdisciplinar, por uma equipe multidisciplinar; 2) realçar as dificuldades e ajustes – instrumentais e de ordem pessoal, bem como demais problemas que se apresentaram, situados na sua implementação. Consideramos, como determinantes do êxito da investigação, o equilíbrio entre a proposta interdisciplinar teórica e sua aplicação pela equipe multidisciplinar.

 

Biografia do Autor

Maria Helena Villas Bôas Concone, Departamento de Ciências Sociais/FSC/PUC-SP

Pesquisadora, docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Programa de Estudos Sociais: Antropologia/FCS/PUC-SP.

Bernadete de Oliveira, Fisioterapia, Mestre em Gerontologia e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia, PUC-SP.

Graduada em Fisioterapia, Mestre em Gerontologia e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia, PUC-SP.

 

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Concone, M. H. V. B., & Oliveira, B. de. (2015). Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Uma experiência brasileira de investigação. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 427–437. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p427-437

Edição

Seção

Relato de Experiência