Narrativas problematizadoras ao processo de Envelhecimento e à Velhice

Autores

  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Gerontologia/PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante Gerontologia;PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p01-08

Palavras-chave:

Editorial 18(4), Narrativas problematizadoras, Envelhecimento, Velhice.

Resumo

O título deste Editorial relativo ao número 18(4), da revista Kairós Gerontologia, filiada à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS/PUC-SP), nos diz de alguma forma do espírito com que se organizam os 25 trabalhos de cada volume da revista, constituindo cada um deles escritas/narrativas que problematizam o processo de envelhecimento e à velhice, resultantes de pesquisas levadas a efeito por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.  

É de se destacar que este número 18(4), além de trabalhos advindos de diversos estados brasileiros, traz também artigos de autores estrangeiros (neste número de Buenos Aires, Argentina), o que significa que a revista acolhe e permite a veiculação on line, após sua aprovação pelo Corpo Científico de Pareceristas, de trabalhos que atendem ao critério da regionalidade, assim como de convidados do exterior.

Os trabalhos deste volume nos fazem ver, como nos do número anterior, uma tendência quanto à parceria de dois ou mais articulistas na escrita de um mesmo artigo, muitos filiados a áreas diferentes, assim como a Universidades diferentes, o que atesta, mais uma vez, o diálogo que se está instituindo entre áreas diversas e entre instituições também diversas, em torno do envelhecimento e da velhice. Verifica-se a participação cada vez mais notada de fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, em trabalho-conjunto àqueles sempre presentes: gerontólogos, enfermeiros, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Linguistas, fonoaudiólogos, pesquisadores das novas tecnologias, também vêm enriquecendo com suas escritas este espaço editorial. Essas filiações às áreas do conhecimento vêm sendo destacadas em negrito em cada trabalho referenciado neste Editorial.

Biografia do Autor

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Gerontologia/PUC-SP

Pesquisadora, Docente, PEPGGerontologia/FACHS/PUC-SP.

Elisabeth Frohlich Mercadante, Gerontologia;PUC-SP

Pesquisadora,docente, PEPGGerontologia/FACHS/PUC-SP.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Lodovici, F. M. M., & Mercadante, E. F. (2015). Narrativas problematizadoras ao processo de Envelhecimento e à Velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 01–08. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p01-08

Edição

Seção

Editorial