Perfil de idosos acometidos por câncer em cuidados paliativos em domicílio

Autores

  • Jossiana Wilke Faller Enfermagem. Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Pedro Henrique Brusnicki Enfermagem.Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Adriana Zilly Saúde Pública. Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Maria Célia Bezerra Ferrer Silva Brofman Medicina, Cuidados Paliativos. Secretaria Municipal de Saúde. Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico de Foz do Iguaçu, PR.
  • Leila Cavalhieri Enfermagem. Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico. Secretaria de Saúde do município de Foz do Iguaçu, PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p29-43

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados Paliativos, Oncologia.

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil sociodemográfico e clínico de idosos com câncer em cuidados paliativos. Estudo descritivo, quantitativo, realizado em janeiro de 2015, em Foz do Iguaçu, PR, por meio de um instrumento estruturado. Dos 321 prontuários analisados, houve predominância de homens, acima dos 70 anos, de baixa escolaridade, com câncer de próstata, tratados com uso de paracetamol e codeína. Os dados subsidiam novas ações baseadas em critérios científicos e de qualidade a essa população.

Palavras-chave: Enfermagem; Cuidados Paliativos; Oncologia.

Biografia do Autor

Jossiana Wilke Faller, Enfermagem. Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Jossiana Wilke Faller - Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, PR. Docente na Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

E-mail: jofaller@hotmail.com

Pedro Henrique Brusnicki, Enfermagem.Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Pedro Henrique Brusnicki - Graduando em Enfermagem na Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

E-mail: pbrusnicki@hotmail.com

Adriana Zilly, Saúde Pública. Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Adriana Zilly - Doutora em Ciências. Docente nos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Saúde Pública em região de fronteira e Ensino da Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

E-mail: aazilly@hotmail.com

Maria Célia Bezerra Ferrer Silva Brofman, Medicina, Cuidados Paliativos. Secretaria Municipal de Saúde. Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico de Foz do Iguaçu, PR.

Maria Célia Bezerra Ferrer Silva Brofman - Médica. Especialista em Cuidados Paliativos. Secretaria Municipal de Saúde. Responsável pelo Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico de Foz do Iguaçu, PR.

E-mail: celiabrofman@brturbo.com

Leila Cavalhieri, Enfermagem. Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico. Secretaria de Saúde do município de Foz do Iguaçu, PR.

Leila Cavalhieri - Enfermeira do Programa de Assistência Domiciliar e Grupo Interdisciplinar de Suporte Oncológico. Secretaria de Saúde do município de Foz do Iguaçu, PR.

E-mail: leilacava@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Faller, J. W., Brusnicki, P. H., Zilly, A., Brofman, M. C. B. F. S., & Cavalhieri, L. (2016). Perfil de idosos acometidos por câncer em cuidados paliativos em domicílio. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 29–43. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p29-43