Atenção domiciliar ao idoso com demência: uma revisão narrativa da literatura

Autores

  • Aline Miranda da Fonseca Marins Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, DEMC/EEAN/UFRJ.
  • Débora Araújo Pedro Irmão Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Gerontologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJUnati.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p155-172

Palavras-chave:

Assistência Domiciliar, Idoso, Demência, Enfermagem.

Resumo

RESUMO: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura sobre os cuidados ao idoso com demência em âmbito domiciliar. Os resultados apontaram as atividades práticas, a sobrecarga e os sentimentos atribuídos pelo cuidador ao processo de cuidar do idoso com demência. A literatura nacional apresenta relevante produção sobre o tema; contudo, a literatura internacional descreve de forma bem-pormenorizada as atividades de cuidado. Conclui-se que há necessidade de incremento em estudos e pesquisas em âmbito nacional, que apresentem de forma bem mais detalhada as atividades desenvolvidas pelo cuidador.

Palavras-chave: Assistência Domiciliar; Idoso; Demência; Enfermagem.

Biografia do Autor

Aline Miranda da Fonseca Marins, Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, DEMC/EEAN/UFRJ.

Aline Miranda da Fonseca Marins – Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, DEMC/EEAN/UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Idoso e seu Cuidador (GEPENFIC). Coordenadora Geral do Projeto de Extensão em Enfermagem sobre o Idoso e o Cuidador (PROENCIC)

E-mail: alinemiranda@gmail.com

Débora Araújo Pedro Irmão, Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Gerontologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJUnati.

Débora Araújo Pedro Irmão - Enfermeira graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pós-Graduanda em Gerontologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJUnati.

E-mail: dearaujoirmao@outlook.com

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Marins, A. M. da F., & Irmão, D. A. P. (2016). Atenção domiciliar ao idoso com demência: uma revisão narrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 155–172. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p155-172

Edição

Seção

Artigos