O envelhecimento das pessoas idosas que vivem em situação de rua na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil

Autores

  • Carine Magalhães Zanchi de Mattos Enfermagem, Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
  • Patrícia Krieger Grossi Serviço Social, PUCRS. Gerontologia Biomédica, PUCRS.
  • Cristina Thum Kaefer Enfermagem. Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
  • Newton Luiz Terra Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p205-224

Palavras-chave:

Pessoas em situação de rua, Envelhecimento, Serviços de saúde para idosos.

Resumo

O aumento da população idosa em situação de rua é um fenômeno atual, que exige reestruturação de programas públicos. Este estudo utiliza método qualitativo de pesquisa, e tem o objetivo de compreender como ocorre o envelhecimento nas ruas. Os resultados mostram as vulnerabilidades de envelhecer diante da exposição ao frio, à fome, à violência e à invisibilidade social.

Palavras-chave: Pessoas em situação de rua; Envelhecimento; Serviços de saúde para idosos.

Biografia do Autor

Carine Magalhães Zanchi de Mattos, Enfermagem, Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Carine Magalhães Zanchi de Mattos - Docente na Graduação em Enfermagem. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

E-mail: carinezanchi@gmail.com

Patrícia Krieger Grossi, Serviço Social, PUCRS. Gerontologia Biomédica, PUCRS.

Patrícia Krieger Grossi - Doutora em Serviço Social, Universidade de Toronto, Canadá. Docente do Programa de Graduação e de Pós-Graduação em Serviço Social, PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos, NEPEVEDH. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência, NEPEVI. Pesquisadora Produtividade do CNPq.

E-mail: pkgrossi@pucrs.br

Cristina Thum Kaefer, Enfermagem. Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Cristina Thum Kaefer - Docente na Graduação em Enfermagem. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

E-mail: crthumenf@ig.com.br

Newton Luiz Terra, Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUCRS.

Newton Luiz Terra - Doutor em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador dos Cursos de Especialização em Geriatria Clínica e Preventiva e diretor do IGG-PUCRS.

E-mail: terranl@pucrs.br

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Mattos, C. M. Z. de, Grossi, P. K., Kaefer, C. T., & Terra, N. L. (2016). O envelhecimento das pessoas idosas que vivem em situação de rua na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 205–224. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p205-224

Edição

Seção

Artigos