Enfrentando e ressignificando o Acidente Vascular Cerebral: percepção de idosos atendidos na rede de atenção à saúde

Autores

  • Juliana Balbinot Reis Girondi Juliana Balbinot Reis Girondi - Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro no Grupo de Estudos sobre o Cuidado da Saúde Integral de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). E-mail: juliana.balbinot@ufsc.br
  • Jordelina Schier Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC).
  • Karina Silveira de Almeida Hammerschimid Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Rosimeire Reis Bento Psicologia. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. (UFSC).
  • Luciane Probst de Souza Psicologia. UFSC.
  • Luciara Fabiane Sebold Enfermagem. Residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p317-338

Palavras-chave:

Idoso, Acidente Vascular Cerebral, Enfrentamento.

Resumo

Estudo qualitativo de caráter descritivo, com o objetivo de investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por idosos acometidos por um Acidente Vascular Cerebral. Foram realizadas entrevistas por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática. A pesquisa revelou que a forma de lidar com um Acidente Vascular Cerebral é muito singular a cada idoso. A família e os profissionais de saúde ocupam um papel de destaque nesse processo.

 

Biografia do Autor

Juliana Balbinot Reis Girondi, Juliana Balbinot Reis Girondi - Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro no Grupo de Estudos sobre o Cuidado da Saúde Integral de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). E-mail: juliana.balbinot@ufsc.br

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro no Grupo de Estudos sobre o Cuidado da Saúde Integral de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC).

 

Jordelina Schier, Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC). Membro no Grupo de Estudos sobre o Cuidado da Saúde Integral de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC).

 

Karina Silveira de Almeida Hammerschimid, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro no Grupo de Estudos sobre o Cuidado da Saúde Integral de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC).

 

Rosimeire Reis Bento, Psicologia. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. (UFSC).

Psicóloga. Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (UFSC).

 

Luciane Probst de Souza, Psicologia. UFSC.

Psicóloga clínica. Atende em consultório; Psicoterapia.

 

Luciara Fabiane Sebold, Enfermagem. Residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da residência Multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro no Grupo de Estudos “Cuidando e Confortando”.

 

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Girondi, J. B. R., Schier, J., Hammerschimid, K. S. de A., Bento, R. R., Souza, L. P. de, & Sebold, L. F. (2016). Enfrentando e ressignificando o Acidente Vascular Cerebral: percepção de idosos atendidos na rede de atenção à saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 317–338. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p317-338

Edição

Seção

Artigos