Observações sistemáticas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): Considerações arquitetônicas

Autores

  • Tarcísio Vanzin Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marisa Bastos Pereira Fisioterapia. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS.
  • Bibiana Pereira Gonçalves Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p195-208

Palavras-chave:

Idoso, Institucionalização, Arquitetos.

Resumo

Este estudo foi realizado em ILPIs de Santa Maria, RS, com o objetivo de analisar seus dormitórios, a partir de observações sistemáticas, e propor contribuições arquitetônicas. Estudo transversal do tipo descritivo exploratório em seis ILPIs, sendo três privadas e três filantrópicas. Instrumentos de pesquisa: observações sistemáticas do comportamento e do ambiente físico. Os resultados demonstraram a necessidade de projetar dormitórios capazes de atender os aspectos afetivos e funcionais dos idosos, com base nos critérios legais, arquitetônicos e do ponto de vista dos usuários.

Biografia do Autor

Tarcísio Vanzin, Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.

Arquiteto. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.

Marisa Bastos Pereira, Fisioterapia. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS.

Fisioterapeuta. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS.

 

Bibiana Pereira Gonçalves, Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.

Arquiteta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Vanzin, T., Pereira, M. B., & Gonçalves, B. P. (2017). Observações sistemáticas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): Considerações arquitetônicas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 195–208. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p195-208

Edição

Seção

Artigos