Estado da arte da produção científica brasileira sobre saúde mental do idoso: Uma Revisão Sistemática de Literatura.

Autores

  • Isabella Santana Hissamura Medicina, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil.
  • Paula Santana Hissamura Medicina, Unicesumar, Maringá, PR.
  • Marcelo Picinin Bernuci Biologia. Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.
  • Ely Mitie Massuda Economa, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p263-277

Palavras-chave:

Saúde mental, Doenças mentais.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise do estado da arte das publicações científicas brasileiras direcionadas à saúde mental do idoso. Trata-se de uma revisão sistemática que seguiu as diretrizes do método PRISMA. Os descritores utilizados na busca foram: “saúde mental, idoso, Brasil”, com seus correspondentes em inglês nas bases de dados: LILACS; MEDLINE; PubMed. Foram incluídos estudos publicados entre os anos de 2005 a 2015, realizados no Brasil cujo tema principal era a saúde mental de idosos. A triagem inicial resultou em 775 estudos; após a aplicação dos critérios de inclusão, 32 estudos foram analisados na íntegra. Deste total, 86% são estudos quantitativos; 36% publicados na língua inglesa; 36% foram realizados no estado de São Paulo. Quanto aos temas principais abordados, 43% dos estudos tiveram como tema principal a depressão no idoso; 21%, transtornos mentais; e 21%, questões relacionadas à cognição. Concluiu-se pela constatação de uma relativa escassez de estudos desenvolvidos nessa temática, diante do atual contexto de envelhecimento populacional do Brasil, sugerindo-se, portanto, a necessidade de pesquisas voltadas para a saúde mental do idoso.

 

Biografia do Autor

Isabella Santana Hissamura, Medicina, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil.

Acadêmica do curso de Medicina, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil.

Paula Santana Hissamura, Medicina, Unicesumar, Maringá, PR.

Acadêmica do curso de Medicina, Unicesumar, Maringá, PR.

 

Marcelo Picinin Bernuci, Biologia. Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

Biólogo, Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

 

Ely Mitie Massuda, Economa, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

Economista, Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Hissamura, I. S., Hissamura, P. S., Bernuci, M. P., & Massuda, E. M. (2017). Estado da arte da produção científica brasileira sobre saúde mental do idoso: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 263–277. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p263-277

Edição

Seção

Artigos