Longevidade Avançada - A reinvenção do tempo

Autores

  • Beltrina Côrte Docente da PUC-SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Editora do Portal do Envelhecimento e Portal Edições.
  • Vera Brandão Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE/PUC-SP) e editora da Revista Portal de Divulgação.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p213-241

Palavras-chave:

Longevidade avançada, Idoso fragilizado, Pessoalidade.

Resumo

Este ensaio apresenta algumas reflexões a partir de estudos internacionais e nacionais sobre a longevidade avançada. Dialoga com as bases teóricas, e destaca a escuta dos sentimentos, expressos em primeira pessoa, dos indivíduos que atingem esse patamar etário. A escuta da palavra dos que vivem as fragilidades e restrições próprias à longevidade são importantes na compreensão dos processos de constatação, aceitação, recusa, ou reconstrução possível, a partir das limitações que se acentuam. Essas palavras devem servir de guias a ações no âmbito familiar e social e referência na elaboração de políticas públicas de cuidado e apoio. Ressalta a noção da dignidade humana como princípio-guia das pesquisas e ações cotidianas, e nos cuidados na longevidade avançada. Ao escutar as palavras dos velhos cidadãos, a visão que se tem da velhice e, em especial, dos mais longevos, nunca mais será a mesma.

 

Biografia do Autor

Beltrina Côrte, Docente da PUC-SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Editora do Portal do Envelhecimento e Portal Edições.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Docente da PUC-SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Editora do Portal do Envelhecimento e Portal Edições.

 

Vera Brandão, Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE/PUC-SP) e editora da Revista Portal de Divulgação.

Doutorado em Ciências Sociais, PUC-SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE/PUC-SP) e editora da Revista Portal de Divulgação.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Côrte, B., & Brandão, V. (2018). Longevidade Avançada - A reinvenção do tempo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 213–241. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p213-241

Edição

Seção

Artigos