Atividades tecnológicas em Centros-dia para idosos – um relato de experiência

Autores

  • Ana Lucia Nakamura Doutoranda no curso de Tecnologias da Inteligência e Design Digital/TID/PUC-SP.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PEPGGERONTOLOGIA/FACHS/PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p443-457

Palavras-chave:

Jogos digitais para idosos, Centros-dia, Atividades socioculturais, Relato de Experiência.

Resumo

Jogos digitais com idosos podem ser considerados uma prática sociocultural muito enriquecedora tanto a pessoas idosas, quanto a profissionais envolvidos nesse tipo de atividade, tal como se vem verificando na atuação cotidiana de profissionais em Centros-dia no município de São Paulo (SP), Brasil. Neste Relato de Experiência, destacam-se os efeitos benéficos, de ordem física, cognitiva e emocional, advindos dessas práticas, e se explicitam as dificuldades encontradas no desafio de lidar com games junto a idosos, assim como os encaminhamentos que foram se configurando como bem-sucedidos no cotidiano de centros-dia públicos. Ganhos pessoais a ambas as partes envolvidas, assim como acadêmicos e profissionais, são auferidos com as práticas aqui relatadas, sustentadas em pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Lucia Nakamura, Doutoranda no curso de Tecnologias da Inteligência e Design Digital/TID/PUC-SP.

Graduação em Ciência da Computação, Universidade Paulista. Mestrado em Mídias Digitais/PUC-SP. Doutoranda no curso de Tecnologias da Inteligência e Design Digital/TID/PUC-SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atua principalmente nos seguintes temas: exergame, terceira idade, jogos digitais, especialmente em Centros-dia e ILPIs.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PEPGGERONTOLOGIA/FACHS/PUC-SP

Docente, Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Filiada ao Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. É líder do Grupo de Pesquisa “Discursos, Tecnologias, Longevidade, Políticas Públicas”, com um dos projetos de pesquisa intitulado: “Discursos sobre novos procedimentos algorítmicos, procedurais, por parte dos idosos, e implicações subjetivas, sociais e político-públicas”.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Nakamura, A. L., & Lodovici, F. M. M. (2017). Atividades tecnológicas em Centros-dia para idosos – um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 443–457. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p443-457

Edição

Seção

Relato de Experiência