Perfil sociodemográfico e de adoecimento de idosos residentes em Instituição de Longa Permanência: estudo observacional

Autores

  • Nathalia de Souza Abreu Freire Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora e Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG; Fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.
  • Marinea Vicentina da Cruz Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Docente da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.
  • Jéssica Mara Guedes Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.
  • Luan Moreira Campos Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.
  • Débora C. Santos-Silva Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG
  • Wbyster Júnio Paiva Lopes Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora, MG. Pós-graduado em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia.
  • Fernanda Maura Marciano Lopes Professora da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.
  • Bruna Ribeiro Mendes Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Preceptora de Estágio da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p227-240

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Institucionalização.

Resumo

Foi objetivo identificar o perfil sociodemográfico e o de adoecimento de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência. Estudo epidemiológico, descritivo e transversal. A maioria dos idosos era do gênero feminino, possuía baixo índice de escolaridade e renda familiar de um salário mínimo. Considerando-se o gênero, houve prevalência de doença renal crônica e osteoporose entre mulheres e hipertensão arterial sistêmica e acidente vascular cerebral entre os homens.

 

Biografia do Autor

Nathalia de Souza Abreu Freire, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora e Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG; Fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora e Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG; Fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.

 

Marinea Vicentina da Cruz, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Docente da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Docente da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

 

Jéssica Mara Guedes, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.

 

Luan Moreira Campos, Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG.

 

Débora C. Santos-Silva, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora/MG

 

Wbyster Júnio Paiva Lopes, Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora, MG. Pós-graduado em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia.

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Salgado de Oliveira, campus Juiz de Fora, MG. Pós-graduado em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia.

 

Fernanda Maura Marciano Lopes, Professora da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Professora da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

 

Bruna Ribeiro Mendes, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Preceptora de Estágio da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Preceptora de Estágio da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Freire, N. de S. A., Cruz, M. V. da, Guedes, J. M., Campos, L. M., Santos-Silva, D. C., Lopes, W. J. P., Lopes, F. M. M., & Mendes, B. R. (2018). Perfil sociodemográfico e de adoecimento de idosos residentes em Instituição de Longa Permanência: estudo observacional. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 227–240. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p227-240

Edição

Seção

Artigos