A "Caravana Lúdica": reminiscência e vivências da cultura lúdica infantil, na velhice

Autores

  • Kleber Tüxen Carneiro Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.
  • João Carlos Martins Bressan Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.
  • Adriana Nolibos Baccin Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Fernanda Tüxen Azevedo Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP. Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.
  • Bruno Garcia Santana Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p419-441

Palavras-chave:

Velhice, Cultura Lúdica Infantil, Experiência Significativa.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, que descreve a organização pedagógica, bem como as impressões advindas do projeto intitulado: Caravana Lúdica, objetivando conhecer as percepções dos/as velhos/as sobre suas experiências lúdicas[1] do passado, participantes que são eles/elas da Associação Remanso Fraterno João Gabriel em Cáceres, MT, Brasil, onde foram convidados a revisitar os artefatos e os conteúdos da cultura lúdica infantil, tornando, assim, tais experiências partilháveis aos demais.

 


[1] Em que pese o termo lúdico ter se tornado uma espécie de clichê, sobretudo no campo da educação, sua origem advém da palavra latina "ludus", que pode ser compreendida como "jogo". Em nosso entendimento, o conceito de lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade de expressão e espontaneidade na construção da ação. Esse será o sentido empregado para fins deste relato de experiência.

Biografia do Autor

Kleber Tüxen Carneiro, Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Experiências na área da Educação, atuando especialmente nos temas: Estudos sobre a Teoria do Jogo e a constituição da Cultura Lúdica; História da Educação e da Educação Física, Didática e Metodologias no Ensino e Aspectos da Aprendizagem em Educação Infantil. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-0826-6172

 

João Carlos Martins Bressan, Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.

 

Adriana Nolibos Baccin, Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso. 

 

Fernanda Tüxen Azevedo, Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP. Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.

Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP.

Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.

 

Bruno Garcia Santana, Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Carneiro, K. T., Bressan, J. C. M., Baccin, A. N., Azevedo, F. T., & Santana, B. G. (2018). A "Caravana Lúdica": reminiscência e vivências da cultura lúdica infantil, na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 419–441. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p419-441

Edição

Seção

Relato de Experiência