A análise e a caracterização de uma população de idosos com perda auditiva e queixa de tontura

Autores

  • Amanda Monteiro Magrini Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
  • Teresa Maria Momensohn-Santos Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p353-365

Palavras-chave:

Idoso, Perda auditiva, Tontura.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e caracterizar as relações clínicas e sociodemográficas de uma população de idosos com perda auditiva com referência de tontura. Estudo transversal de inquérito de 150 idosos com perda auditiva sem uso de amplificação sonora, no Sistema Único de Saúde. Responderam a um questionário sobre características sociodemográficas e clínicas, perguntas de autorreferência da audição e tontura, Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e Escala de confiança no Equilíbrio Específico para Atividades (ABC). Foi possível verificar que há características específicas sobre tontura que influenciam na prevenção de quedas em idosos com perda auditiva.

 

Biografia do Autor

Amanda Monteiro Magrini, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

 

Teresa Maria Momensohn-Santos, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Magrini, A. M., & Momensohn-Santos, T. M. (2019). A análise e a caracterização de uma população de idosos com perda auditiva e queixa de tontura. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 353–365. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p353-365

Edição

Seção

Artigos