Efeitos de um protocolo de exercícios de realidade virtual no equilíbrio e independência funcional de indivíduos idosos com Doença de Parkinson – estudo clínico

Autores

  • Nei Adão Ribeiro de Freitas Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.
  • Simone Mader Dall Agnol Fisioterapia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.
  • Camila Kich Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p259-275

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Terapia de Exposição à Realidade Virtual, Equilíbrio Postural, Idosos.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os efeitos da Realidade Virtual (RV) no equilíbrio e independência funcional de indivíduos com Doença de Parkinson (DP) de estágio moderado. A amostra foi composta por 4 idosos, com diagnóstico clínico de DP. Estes foram submetidos à avaliação do equilíbrio através da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e da independência funcional, mensurada através da Medida de Independência Funcional (MIF). O resultado obtido na EEB, na reavaliação após a RV, mostrou-se estatisticamente significante.

 

Biografia do Autor

Nei Adão Ribeiro de Freitas, Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Simone Mader Dall Agnol, Fisioterapia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Fisioterapia. Especialista em Geriatria e Gerontologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Camila Kich, Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.

Graduação em Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.

 

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Educação Física. Mestre em Atividade Física e Saúde. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Freitas, N. A. R. de, Dall Agnol, S. M., Kich, C., & Mascarenhas, L. P. G. (2018). Efeitos de um protocolo de exercícios de realidade virtual no equilíbrio e independência funcional de indivíduos idosos com Doença de Parkinson – estudo clínico. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 259–275. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p259-275

Edição

Seção

Artigos