O uso de filtro solar por idosos ligados a uma universidade do Vale do Paraíba, Brasil

Autores

  • Claudia Lysia de Oliveira Araújo Enfermagem. Professor Titular II, Docente e Pesquisadora do Centro Universitário Teresa D’Ávila, UNIFATEA, Lorena, SP, Brasil.
  • Maria Carolina de Aquino Vieira Enfermagem, bolsista CNPq do Centro Universitário Teresa D’Ávila, Lorena, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p277-297

Palavras-chave:

Fotoproteção da pele, Filtro solar, Radiação UV, Idosos.

Resumo

O estudo realizou-se com 14 idosos de uma universidade do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, Brasil, objetivando investigar a frequência diária de uso do filtro solar; investigar qual o conhecimento interiorizado acerca do uso contínuo e adequado, e se eles se consideram suficientemente informados sobre proteção solar. Os resultados mostram que esses idosos fazem uso frequente e adequado do filtro solar, justo por terem recebido orientação segura de profissionais da saúde sobre a fotoproteção. Consideram eles dispor de conhecimentos suficientes sobre o assunto, dentre outros quanto à regularidade de aplicação do fotoprotetor, inclusive em dias sem sol aparente e, mesmo antes de rápidas exposições, evitando-se exposição em horários críticos de radiação. Ainda que se tenha considerado uma falha a baixa frequência, no decorrer do dia, de reaplicação do filtro solar na pele, pelos idosos, estes reconhecem que, de fato, seu uso deve ser visto como o mecanismo mais eficiente para proteção da pele dos efeitos nocivos do sol, além do recomendado uso de óculos com proteção UV. Por fim, registre-se que os estudos de fotoproteção precisam continuar, a fim de se encontrarem e publicizarem novas ferramentas, especialmente para uma maior proteção da fragilizada pele dos idosos, inclusive para a discussão sobre novos componentes nos produtos e divulgação dos avanços tecnológicos que surgirem nessa área.

Biografia do Autor

Claudia Lysia de Oliveira Araújo, Enfermagem. Professor Titular II, Docente e Pesquisadora do Centro Universitário Teresa D’Ávila, UNIFATEA, Lorena, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Saúde do Adulto, Escola de Enfermagem da USP. Professor Titular II, Docente e Pesquisadora do Centro Universitário Teresa D’Ávila, UNIFATEA, Lorena, SP, Brasil.

 

Maria Carolina de Aquino Vieira, Enfermagem, bolsista CNPq do Centro Universitário Teresa D’Ávila, Lorena, SP, Brasil.

Graduanda em Enfermagem, bolsista CNPq do Centro Universitário Teresa D’Ávila, Lorena, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Araújo, C. L. de O., & Vieira, M. C. de A. (2018). O uso de filtro solar por idosos ligados a uma universidade do Vale do Paraíba, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 277–297. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p277-297

Edição

Seção

Artigos