Envelhecimento Ativo e Saudável: resultado-piloto do programa de intervenção “VintAGEING+Felizes”

Autores

  • Cristiane Pavanello Rodrigues Silva Enfermagem. Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal.
  • Daniela Simões Fisioterapia. Mestre em Epidemiologia e Doutora em Saúde Pública. Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal.
  • Ana Rita Vieira Pinheiro Licenciada em Ciências Biomédicas. PhD, Professor Adjunto, Docente e Pesquisadora da Escola Superior de Saúde, ESSUA, Universidade de Aveiro, Portugal. Campus Universitário de Santiago.
  • Tania Daniela Martins Psicologia. Doutora em Ciências da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal. Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.
  • António Manuel Soares Mesquita Montes Fisioterapia. Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Porto, Portugal.
  • José Manuel Silva Doutor em Ciências da Educação, Universidade da Extremadura, Espanha. Mestre em Ciências da Educação, Universidade de Boston, EUA. Licenciado em História, Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Graduado em Direção Estratégica de Universidades, Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Atualmente é Presidente do Conselho de Direção, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal. Coordenador do Conselho Coordenador dos Colégios da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e membro da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Privado, APESP. Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, CINTESIS e, no âmbito das atividades que vem desenvolvendo na área dos impactos sociais da longevidade crescente da população, fundou e é Presidente da Caregivers Portugal, Associação Portuguesa de Cuidadores, associação sem fins lucrativos inspirada na missão, carisma e práticas das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
  • Mafalda Silva Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p29-48

Palavras-chave:

Envelhecimento saudável, Serviço de Saúde para Idosos, Práticas Interdisciplinares.

Resumo

Ações de prevenção e de manutenção da saúde do idoso, na sua comunidade e no seu domicílio, devem ser resultado de um esforço de parcerias públicas e/ou privadas, academia e serviço. O programa intitulado, VintANGEING+Felizes, tem como finalidade realizar um trabalho multidisciplinar de intervenção comunitária, disponibilizando o conhecimento científico e contribuindo para o cumprimento das diretrizes e das políticas de atenção pública à saúde do idoso, na direção do envelhecimento ativo e saudável.

 

Biografia do Autor

Cristiane Pavanello Rodrigues Silva, Enfermagem. Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal.

Graduação em Enfermagem, USP-SP. Mestrado em Saúde do Adulto, USP-SP. Doutorado em Ciências da Saúde, USP-SP. Instituição/Afiliação atual: Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal, atuando como Pesquisadora Doutora integrada do NursID/CINTESIS da ESEP, da cidade do Porto, Portugal, onde é Coordenadora do Curso Técnico de Ensino Superior de Gerontologia e Cuidados Prolongados, e Coordenadora do Projeto de Intervenção Social VintAGEING65+ e Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal. Autora e organizadora do livro Qualidade em Saúde e Indicadores como Ferramenta em Gestão. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9298-2950. URL: https://orcid.org/0000-0001-9298-2950

 

Daniela Simões, Fisioterapia. Mestre em Epidemiologia e Doutora em Saúde Pública. Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal.

Fisioterapeuta, Mestre em Epidemiologia e Doutora em Saúde Pública. Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal), exercendo funções de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Fisioterapia.

 

Ana Rita Vieira Pinheiro, Licenciada em Ciências Biomédicas. PhD, Professor Adjunto, Docente e Pesquisadora da Escola Superior de Saúde, ESSUA, Universidade de Aveiro, Portugal. Campus Universitário de Santiago.

Licenciada em Ciências Biomédicas. PhD, Professor Adjunto, Docente e Pesquisadora da Escola Superior de Saúde, ESSUA, Universidade de Aveiro, Portugal.  Campus Universitário de Santiago.

 

Tania Daniela Martins, Psicologia. Doutora em Ciências da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal. Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal. Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal. Filiada ao GAApE - Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante. Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação. Investigador-participante desde 2016, do Projeto VintAGEING+Felizes, POISE-03-4639-FSE-000125. Ciência ID: 3611-7647-65B6. CV: https://www.cienciavitae.pt/pt/3611-7647-65B6.

 

António Manuel Soares Mesquita Montes, Fisioterapia. Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Porto, Portugal.

Fisioterapeuta, Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Porto, Portugal. Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Saúde e Investigador no Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudo do Movimento e Atividade Humana. Vice-Presidente da Comissão de Ética, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal.

https://www.cienciavitae.pt/portal/9D19-1431-DA3E

 

José Manuel Silva, Doutor em Ciências da Educação, Universidade da Extremadura, Espanha. Mestre em Ciências da Educação, Universidade de Boston, EUA. Licenciado em História, Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Graduado em Direção Estratégica de Universidades, Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Atualmente é Presidente do Conselho de Direção, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal. Coordenador do Conselho Coordenador dos Colégios da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e membro da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Privado, APESP. Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, CINTESIS e, no âmbito das atividades que vem desenvolvendo na área dos impactos sociais da longevidade crescente da população, fundou e é Presidente da Caregivers Portugal, Associação Portuguesa de Cuidadores, associação sem fins lucrativos inspirada na missão, carisma e práticas das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Doutor em Ciências da Educação, Universidade da Extremadura, Espanha. Mestre em Ciências da Educação, Universidade de Boston, EUA. Licenciado em História, Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Graduado em Direção Estratégica de Universidades, Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Atualmente é Presidente do Conselho de Direção, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Porto, Portugal. Coordenador do Conselho Coordenador dos Colégios da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e membro da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Privado, APESP. Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, CINTESIS e, no âmbito das atividades que vem desenvolvendo na área dos impactos sociais da longevidade crescente da população, fundou e é Presidente da Caregivers Portugal, Associação Portuguesa de Cuidadores, associação sem fins lucrativos inspirada na missão, carisma e práticas das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. Professor desde 1974. Docente do Ensino Superior Politécnico desde 1985. Professor Adjunto e Professor Coordenador, Ciências da Educação, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

 

Mafalda Silva, Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.

Licenciada em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Doutoranda em Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde. Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Universidade Católica Portuguesa, Porto. Mestre em Bioética, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Supervisão Clínica em Enfermagem. Docente no ensino superior desde 2008. Professora Adjunta da Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Membro da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 

https://orcid.org/0000-0002-2509-5566 

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, C. P. R., Simões, D., Pinheiro, A. R. V., Martins, T. D., Montes, A. M. S. M., Silva, J. M., & Silva, M. (2019). Envelhecimento Ativo e Saudável: resultado-piloto do programa de intervenção “VintAGEING+Felizes”. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 29–48. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p29-48

Edição

Seção

Artigos