Sexualidade e envelhecimento da mulher: uma intervenção da Terapia Ocupacional

Autores

  • Thayani Guedes Leite Graduada em Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Paraná.
  • Vanessa Hellman Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atualmente é Voluntário da Universidade Federal do Paraná.
  • Taiuani Marquine Raymundo Terapia Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p131-157

Palavras-chave:

Sexualidade, Envelhecimento, Mulheres.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a percepção de mulheres adultas mais velhas e idosas acerca de sua sexualidade, por meio da utilização de um grupo de atividades. Estudo longitudinal, exploratório, descritivo, intervencional e qualitativo. Participaram seis mulheres com média de idade de 61,3 anos. A análise geral evidenciou que as participantes acreditam ser possível manter a sexualidade no envelhecimento, assim como acreditam que o conceito de sexualidade vai muito além do ato sexual em si.

 

Biografia do Autor

Thayani Guedes Leite, Graduada em Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Paraná.

Graduada em Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Paraná.

 

Vanessa Hellman, Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atualmente é Voluntário da Universidade Federal do Paraná.

Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atualmente é Voluntário da Universidade Federal do Paraná.

 

Taiuani Marquine Raymundo, Terapia Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Terapeuta Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Leite, T. G., Hellman, V., & Raymundo, T. M. (2019). Sexualidade e envelhecimento da mulher: uma intervenção da Terapia Ocupacional. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 131–157. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p131-157

Edição

Seção

Artigos