O ambiente domiciliar e seus riscos para quedas em idosos: uma revisão integrativa da literatura

Andreia Hias Faleiros, Aline Emanuelle Mota Pereira, Cristiane Aparecida dos Santos, Maria Luana de Queiroz, Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar os fatores de risco associados à queda de idosos em ambiente domiciliar, por meio de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, no período de 2007 a 2017. Entre os fatores de risco para a queda de idosos estão: idade, utilização de medicamentos, desempenhar determinadas atividades cotidianas de vida, dentre as mais notadas: ao levantar-se da cama, subir escadas, tomar banho, presença de tapetes sem antiderrapante com ausência de barra no banheiro, e acesso difícil ao interruptor de luz, o que acaba facilitando a queda aos idosos. Diante dos resultados desta pesquisa, existe a necessidade de mais pesquisas nesta temática para, então, ampliar-se o desenvolvimento de ações preventivas e de promoção à saúde em idosos.

 


Palavras-chave


Acidentes por quedas; Fatores de risco em domicílio; Assistência domiciliar aos idosos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p409-424

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.