Uma proposta da abordagem Snoezelen em estimulação multissensorial no contexto da Gerontologia – um ensaio reflexivo

Autores

  • Marcia Degani Fonoaudióloga, musicista, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, doutoranda em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione – Psicóloga, Doutora em Cognição e Neurociências pela UnB, Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p175-196

Palavras-chave:

Estimulação, Idoso, Sentidos.

Resumo

Através dos sentidos do corpo, o ser humano se constitui e estabelece as suas relações com o mundo. A perda da acuidade sensorial que ocorre com o envelhecimento afeta todos os indivíduos em diferentes níveis, causando transtornos que comprometem a independência, a autonomia, as relações interpessoais e o sentido de identidade. A abordagem Snoezelen, razão das presentes reflexões, tem sido utilizada tanto como conceito, quanto como intervenção terapêutica, visando à adaptação e à melhoria na qualidade de vida dos idosos.   

Palavras-chave: Estimulação; Idoso; Sentidos.

Biografia do Autor

Marcia Degani, Fonoaudióloga, musicista, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, doutoranda em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília.

Fonoaudióloga, musicista, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, doutoranda em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília.

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, – Psicóloga, Doutora em Cognição e Neurociências pela UnB, Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.

Psicóloga, Doutora em Cognição e Neurociências pela UnB, Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Degani, M., & Chariglione, I. P. F. S. (2019). Uma proposta da abordagem Snoezelen em estimulação multissensorial no contexto da Gerontologia – um ensaio reflexivo. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 175–196. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p175-196

Edição

Seção

Artigos