Tempo e espaço: uma análise do Direito à Cidade para a população idosa

Autores

  • Franciélis Ferreira Vargas Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.
  • Paulo Fernando de Melo Martins Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Palavras-chave:

Envelhecimento, Direito à Cidade, Método regressivo-progressivo.

Resumo

Tendo como suporte o método regressivo-progressivo, de Henri Lefèbvre, o objetivo principal do presente artigo é apresentar as contribuições teóricas sobre o Direito à Cidade sob a perspectiva do envelhecimento. Levando em consideração que o envelhecimento é um fenômeno social, torna-se necessária uma investigação das demandas particulares da população idosa urbana. Nesse sentido, serão discutidas as possibilidades de construção de uma cidade justa também para os idosos. A pesquisa aponta a importância da análise interdisciplinar para o estudo do tema, considerando-se a necessidade de fomentar o debate sobre envelhecimento e espaço urbano.

 

Biografia do Autor

Franciélis Ferreira Vargas, Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

 

Paulo Fernando de Melo Martins, Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Vargas, F. F., & Martins, P. F. de M. (2019). Tempo e espaço: uma análise do Direito à Cidade para a população idosa. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 197–212. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Edição

Seção

Artigos