Desempenho ocupacional do paciente, percepção e sobrecarga do cuidador de idoso no processo demencial

Autores

  • Elisandreia Oliveira Frizoni Terapeuta Ocupacional. Aprimoramento em Terapia Ocupacional Hospitalar da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, SP, FAMERP.
  • Maysa Alahmar Bianchin Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, e Orientadora. São José de Rio Preto, SP. E-mail:
  • Waldir Antônio Tognola Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. São José de Rio Preto, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p213-229

Palavras-chave:

Cuidador, Sobrecarga, Idoso, Processo demencial.

Resumo

Objetiva-se caracterizar o perfil sociodemográfico de um idoso em processo demencial e de seu cuidador, avaliar o desempenho ocupacional desse idoso sob a percepção do respectivo cuidador, e o nível de sobrecarga desse cuidador. Como método, foi realizada pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa. Utilizou-se, para a coleta dos dados, um Questionário para a caracterização sociodemográfica e os instrumentos Questionário de desempenho ocupacional do paciente e Escala de sobrecarga Zarit. Constatou-se a prevalência em geral de cuidadores informais do sexo feminino (88,2%) com sobrecarga intensa (52,9%), em função dos cuidados prestados aos idosos em processo demencial, principalmente no que refere às atividades instrumentais de vida diária, visto que 88,2% destes residem com familiares cuidadores. Verifica-se que os resultados obtidos corroboram a necessidade da assistência à saúde e estratégias de intervenção junto ao cuidador informal de paciente em processo demencial, visando à minimização da sobrecarga, melhoria da qualidade de vida e a prevenção de aspectos mais agravantes da doença nesse idoso e, subsequentemente, a seu cuidador.

 

Biografia do Autor

Elisandreia Oliveira Frizoni, Terapeuta Ocupacional. Aprimoramento em Terapia Ocupacional Hospitalar da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, SP, FAMERP.

Terapeuta Ocupacional. Aprimoramento em Terapia Ocupacional Hospitalar da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, SP, FAMERP.

 

Maysa Alahmar Bianchin, Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, e Orientadora. São José de Rio Preto, SP. E-mail:

Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, e Orientadora. São José de Rio Preto, SP.

 

Waldir Antônio Tognola, Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. São José de Rio Preto, SP, Brasil.

Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas, da Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto, FAMERP. São José de Rio Preto, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Frizoni, E. O., Bianchin, M. A., & Tognola, W. A. (2019). Desempenho ocupacional do paciente, percepção e sobrecarga do cuidador de idoso no processo demencial. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 213–229. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p213-229

Edição

Seção

Artigos