Capacidade funcional no idoso longevo: revisão integrativa.

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Médica. Mestre em Gerontologia Social e Doutora em Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-doutorado em Gerontologia, PUC-SP. Orientadora Docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo/SP.
  • Camila Gomes de Camilo Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Glaucia Cristina Javitti Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Vinícius de Lima Benedito Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p563-574

Palavras-chave:

Idosos longevos, Capacidade funcional em idosos longevos, Idoso com 80 ou mais anos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, tanto a produção científica que versa sobre a manutenção da capacidade funcional em idosos longevos, quanto aquela que trata dos possíveis agravantes à saúde desse grupo etário. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa; houve, porém, muita dificuldade em encontrar literatura cientifica voltada para este grupo etário. Pode-se observar que, além das doenças que acometem estes idosos, fatores psicossociais, como a depressão e o isolamento são responsáveis pela perda de autonomia e independência deste grupo.

Palavras-chave: Idosos longevos; Capacidade funcional em idosos longevos; Idoso com 80 ou mais anos.

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Médica. Mestre em Gerontologia Social e Doutora em Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-doutorado em Gerontologia, PUC-SP. Orientadora Docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo/SP.

Médica. Mestre em Gerontologia Social e Doutora em Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-doutorado em Gerontologia, PUC-SP. Orientadora Docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo/SP.

 

Camila Gomes de Camilo, Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

 

Glaucia Cristina Javitti, Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

 

Vinícius de Lima Benedito, Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Camilo, C. G. de, Javitti, G. C., & Benedito, V. de L. (2019). Capacidade funcional no idoso longevo: revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 563–574. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p563-574

Edição

Seção

Artigos