Suporte social da espiritualidade a idosos, vítimas de violência familiar

Autores

  • Rosana Ribeiro Carvalho de Lima Assistente Social. Mestre em Psicologia, UFPA. Assistente Social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, SEMCAT. Ananindeua, Pará, Brasil.
  • Janari da Silva Pedroso Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Docente da Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p303-320

Palavras-chave:

Espiritualidade, Idoso, Violência.

Resumo

A espiritualidade à velhice em situação de risco é um suporte de enfrentamento. Com o objetivo de identificar a ação da espiritualidade sobre a vida de dez idosos, enquanto suporte em rede social, no contexto de violência familiar, utilizou-se abordagem qualitativa; os instrumentos: Ficha de dados sociodemográficos, Roteiro de entrevistas semiestruturada, Lista de membros da rede social e Mapa de rede; para tratamento de dados: Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a espiritualidade é um fator de proteção.


Biografia do Autor

Rosana Ribeiro Carvalho de Lima, Assistente Social. Mestre em Psicologia, UFPA. Assistente Social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, SEMCAT. Ananindeua, Pará, Brasil.

Assistente Social, Universidade Federal do Pará, UFPA. Mestre em Psicologia, UFPA. Assistente Social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, SEMCAT. Ananindeua, Pará, Brasil.

 

Janari da Silva Pedroso, Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Docente da Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Docente da Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Lima, R. R. C. de, & Pedroso, J. da S. (2019). Suporte social da espiritualidade a idosos, vítimas de violência familiar. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 303–320. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p303-320

Edição

Seção

Artigos