Perfil de funcionamento do SAD, Serviço de Apoio Domiciliário - caso de Braga, Portugal.

Autores

  • Joana Barbosa Assistente Social. Mestre em Gerontologia Social Aplicada. Doutoranda em Gerontologia e Geriatria, filiada ao CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA-Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.
  • José Ignácio Guinaldo Martín Psicólogo, Universidade de Salamanca. Doutor em Ciências Bioéticas, ICBAS, Porto, Portugal. Professor Auxiliar na Seção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia da UA, Universidade de Aveiro, AGEING C–CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-1467-5039.
  • Domingos Silva Doutorado em Matemática. Centro de Investigação: CIMA, Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Universidade de Évora, Portugal. Consultor Estatístico: Centro de Análise Estatística.
  • Inês Filipa Sequeira Afonso Enfermeira. Hospital de Braga. Braga, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p9-24

Palavras-chave:

Serviço de apoio domiciliário, Perfil de funcionamento-função assistencial/tradicional, Planos de cuidados.

Resumo

RESUMO: O SAD português carateriza-se por um perfil tradicional. Reúne como principais caraterísticas funcionar de segunda a sexta-feira, com uma intensidade considerada baixa, com a prestação de cuidados voltada para as AVD´S, Atividades de vida diária dos idosos. Objetivos deste estudo: (i) identificar a oferta da estrutura de cuidados existentes, prestada pelo SAD, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) especificamente do distrito de Braga (Portugal); e (ii) analisar seu perfil de funcionamento, com base nos comportamentos de gestão e na existência ou não dos planos de cuidados no SAD. A metodologia utilizada foi a quantitativa, recorrendo-se à aplicação de inquéritos por questionário, por meio do instrumento de avaliação, Protocolo de Serviço de Apoio Domiciliário, versão 2. A amostra foi por conveniência, composta pelos 20 diretores técnicos das IPSS de Braga, Portugal. Como conclusões, o estudo aponta para um SAD tradicional, rural, com função assistencial, visando a satisfazer as AVD´S, com declínio funcional, muito idosos, ou com idade inferior aos 65 anos, havendo a necessidade de completar a avaliação multidimensional realizada, e distribuir as tarefas executadas ainda centralizadas na figura do diretor técnico. São apontadas três prioridades: pensar numa boa gestão e rentabilização de recursos humanos; trabalhar os planos de cuidados com a área da saúde e a retaguarda familiar como principal enfoque; e uniformizar os critérios de exclusão e inclusão de acesso ao SAD, os tão importantes critérios de elegibilidade, dando lugar à implementação de um modelo de SAD que se baseie nos cuidados pessoais individualizados com base na classificação do Rai Home Care.

Biografia do Autor

Joana Barbosa, Assistente Social. Mestre em Gerontologia Social Aplicada. Doutoranda em Gerontologia e Geriatria, filiada ao CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA-Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

Assistente Social. Mestre em Gerontologia Social Aplicada. Doutoranda em Gerontologia e Geriatria, filiada ao CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA-Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

 

José Ignácio Guinaldo Martín, Psicólogo, Universidade de Salamanca. Doutor em Ciências Bioéticas, ICBAS, Porto, Portugal. Professor Auxiliar na Seção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia da UA, Universidade de Aveiro, AGEING C–CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-1467-5039.

Psicólogo, Universidade de Salamanca. Doutor em Ciências Bioéticas, ICBAS, Porto, Portugal. Professor Auxiliar na Seção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia da UA, Universidade de Aveiro, AGEING C–CINTESIS-Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, UA.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-1467-5039.

 

Domingos Silva, Doutorado em Matemática. Centro de Investigação: CIMA, Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Universidade de Évora, Portugal. Consultor Estatístico: Centro de Análise Estatística.

Doutorado em Matemática. Centro de Investigação: CIMA, Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Universidade de Évora, Portugal. Consultor Estatístico: Centro de Análise Estatística.

 

Inês Filipa Sequeira Afonso, Enfermeira. Hospital de Braga. Braga, Portugal.

Enfermeira. Hospital de Braga. Braga, Portugal. 

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Barbosa, J., Martín, J. I. G., Silva, D., & Afonso, I. F. S. (2019). Perfil de funcionamento do SAD, Serviço de Apoio Domiciliário - caso de Braga, Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 9–24. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p9-24

Edição

Seção

Artigos