O ensino do exercício profissional da Terapia Ocupacional com foco em pessoas idosas: proposta de organização das práticas na Graduação

Autores

  • Alexandre Cardoso da Cunha Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de saúde mental e gerontologia. Mestre em Psicologia Institucional (UFES).
  • Mariana Midori Sime Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de reabilitação física e gerontologia. Mestre em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p241-254

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde Pública, Idoso, Terapia Ocupacional, Educação.

Resumo

O trabalho descreve a organização das ações, projetos, práticas e disciplinas oferecidas aos alunos do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, para atuarem junto a pessoas idosas. Para tanto, conheceu-se a rede de serviços do município de São Paulo, realizaram-se reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, ES, e com uma Unidade de Saúde da Família. Conclui-se que foi possível contemplar os diferentes níveis de complexidade da atenção, e idosos em diferentes níveis de fragilidade. 

Palavras-chave: Educação Profissional em Saúde Pública; Idoso; Terapia Ocupacional; Educação. 

Biografia do Autor

Alexandre Cardoso da Cunha, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de saúde mental e gerontologia. Mestre em Psicologia Institucional (UFES).

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de saúde mental e gerontologia. Mestre em Psicologia Institucional (UFES).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1428-3465

 

Mariana Midori Sime, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de reabilitação física e gerontologia. Mestre em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Atua nas áreas de reabilitação física e gerontologia. Mestre em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Cunha, A. C. da, & Sime, M. M. (2019). O ensino do exercício profissional da Terapia Ocupacional com foco em pessoas idosas: proposta de organização das práticas na Graduação. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 241–254. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p241-254

Edição

Seção

Artigos