Jornalismo e Sociedade: Cobertura sobre Terceira Idade na imprensa brasileira

Pedro Celso Campos, Camila Sayuri Kurashima Fontes, Carla Grandelli Meassi, Daniela Penha Monteiro, Camila Franco Morais, Gabriela Fernanda Nascimento, Bruno César Tozatti Piola, Marisa Naomi Sei

Resumo


Este artigo pretende inventariar os meios de comunicação que cobrem a Terceira Idade no Brasil, tendo em vista que todos os indicadores demográficos revelam o acentuado processo de envelhecimento da população mundial, portanto também de nosso país. Uma vez que os jornalistas não podem ignorar as mudanças que ocorrem no interior da sociedade, na qual está a principal área de atuação do jornalismo, queremos compreender por que a mídia brasileira ainda dedica tão pouco espaço a esse fenômeno do envelhecimento, ao contrário do que ocorre em outros países. Perguntamo-nos, então, se a mudança no modo de olhar o idoso não deveria nascer dentro da Universidade, através dos jovens que se preparam para o exercício da profissão, com cidadania e preocupação social. No Curso de Jornalismo da UNESP/Bauru um grupo de futuros jornalistas está pesquisando este assunto; por isto assinam este artigo.

Palavras-chave


Ecologia Humana; Jornalismo; Idoso; Cidadania; Ensino de Jornalismo

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2010v13i1p%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.