Uma nova realidade: aulas remotas de atividade física para idosos na pandemia de Covid-19

Autores

  • Vanessa Dias Possamai Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.
  • Priscilla Cardoso da Silva Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Wagner Albo da Silva Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Débora Pastoriza Sant´Helena Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Eliane Mattana Griebler Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Gilvana Goulart de Vargas Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948
  • Valéria Feijó Martins Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Andréa Kruger Gonçalves Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98

Palavras-chave:

COVID-19, Idoso, Tecnologia, Atividade física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a adesão, a percepção sobre distanciamento social e o papel da atividade física em idosos de um programa de extensão universitária com atividades remotas durante a pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo transversal, realizado com 60 idosos. Utilizou-se um questionário com questões sobre adesão às aulas, percepção sobre distanciamento social, o papel da atividade física e variáveis sociodemográficas. Os resultados demonstraram adesão dos participantes às aulas, percepções ambivalentes sobre o distanciamento e a importância da atividade física quanto aos aspectos sociais e físicos. As aulas remotas têm se constituído uma nova realidade para os idosos frente a pandemia, como forma de manter uma rotina de atividades, beneficiando-se da aproximação social e do bem-estar físico e mental.

 

Biografia do Autor

Vanessa Dias Possamai, Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8701-4963.

 

Priscilla Cardoso da Silva, Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5033-6878

 

Wagner Albo da Silva, Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0947-4651

 

Débora Pastoriza Sant´Helena, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2193-3857

 

Eliane Mattana Griebler, Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8333-9162

 

Gilvana Goulart de Vargas, Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

 

Valéria Feijó Martins, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5079-947X

 

Andréa Kruger Gonçalves, Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2772-3260

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Possamai, V. D., Cardoso da Silva, P., Albo da Silva, W., Sant´Helena, D. P., Griebler, E. M., Vargas, G. G. de, Martins, V. F., & Gonçalves, A. K. (2020). Uma nova realidade: aulas remotas de atividade física para idosos na pandemia de Covid-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 77–98. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98