Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital

Vitória Kachar

Resumo


O aumento significativo da população idosa no Brasil e no mundo demanda intervenção em diversos âmbitos da sociedade. Estudos sobre o envelhecimento são, portanto, oportunos para delinear estratégias a serem implementadas no sentido de uma melhor qualidade de vida na velhice. Neste artigo, a reflexão focaliza o envelhecimento saudável (senescência) e as perspectivas de inclusão digital. Para análise, trabalhamos com alguns dados extraídos do CETIC - Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, obtidos em 2009, em domicílios brasileiros, na população urbana. Tomamos como foco duas faixas etárias de 45 a 59 anos e de 60 anos ou mais na relação com o computador, internet e o celular. A interpretação dos dados
possibilitou identificar a necessidade da inclusão digital e a demanda por cursos e programas com estratégias específicas para esta população, favorecendo a atualização e a inserção social.

Palavras-chave


Envelhecimento; Inclusão Digital; Computador; Terceira Idade

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.