Institucionalização: por que me trouxeram pra cá?

Autores

  • Hercules de Oliveira Carmo
  • Janaina Azen Rangel
  • Nicoli Prado Ribeiro
  • Claudia Lysia Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p191-201

Palavras-chave:

Idoso, Institucionalização, Família

Resumo

Este trabalho trata de um acontecimento que vem se verificando nos últimos anos e sobre o qual é preciso que se reflita de forma bastante concentrada: o despreparo da sociedade e da família diante da problemática que surge a partir do crescimento acelerado da população idosa em nosso país e em todo o mundo: o processo de institucionalização, ao qual vem sendo confrontada a pessoa idosa, passando por acontecimentos diversos devidos à transformação rápida que lhe acontece na vida; e, via de regra, sem dispor de qualquer autonomia para decidir sobre as mudanças que lhe são impostas, ao deixar a própria casa, o ambiente familiar e tão querido de tantos anos, passando a habitar, a partir de regras outras, um novo lugar, e a conviver com pessoas até então desconhecidas. O objetivo deste estudo foi identificar e discutir as causas ou as motivações que levam à institucionalização e verificar suas reais necessidades; e demonstrar as estratégias utilizadas pela pessoa idosa diante de tais mudanças em sua vida. Este trabalho traz relatos significativos de pessoas idosas sobre todo o processo de institucionalização, do que se pode aferir que são múltiplos os fatores que as levam a serem institucionalizadas; e que, ao final de suas vidas, elas não podem sequer opinar por aquilo que decide seu destino.

Biografia do Autor

Hercules de Oliveira Carmo

Aluno do 4º ano de Enfermagem das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena SP.

Janaina Azen Rangel

Aluna do 4º ano de Enfermagem das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena SP.

Nicoli Prado Ribeiro

Aluna do 4º ano de Enfermagem das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena SP.

Claudia Lysia Oliveira Araújo

Professora Titular II, Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila, Lorena (SP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem da USP.

Downloads

Publicado

2013-03-05

Como Citar

Carmo, H. de O., Rangel, J. A., Ribeiro, N. P., & Araújo, C. L. O. (2013). Institucionalização: por que me trouxeram pra cá?. Revista Kairós-Gerontologia, 15(2), 191–201. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p191-201

Edição

Seção

Relato de Experiência