Efeito do treinamento físico aeróbio para pessoas idosas com diabetes mellitus e seus familiares cuidadores

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini
  • Ademir Calhau Junior
  • Lúcia Midori Damaceno Tonosaki
  • Marineide Batista
  • Renata Luiza Carvalho Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p127-143

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Diabetes Mellitus, Exercício físico

Resumo

Estudo objetivou avaliar o efeito de um Programa de treinamento físico aeróbio para pessoas idosas com Diabetes mellitus tipo 2. Pesquisa quali-quantitativa, realizada no município de Jequié, BA; em 2010, constituída por 15 sujeitos mais seus familiares. Os resultados demonstraram que o programa foi eficaz na melhora da saúde, no controle da diabete, na motivação dos participantes para a atividade física em conjunto com a família e no tratamento não-farmacológico da doença.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva

DSc. Profª Adjunta do Depart. de Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do NIEFAM.

Camila Fabiana Rossi Squarcini

MSc. Profª do Curso de Educação Física DS/UESB. Membro do Projeto NIEFAM-UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Ademir Calhau Junior

Graduando do VIII Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física/UESB. Bolsista CNPQ, NIEFAM/UESB. Linha: Família em Seu Ciclo Vital.

Lúcia Midori Damaceno Tonosaki

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física/UESB. Bolsista PIBIC-UESB – NIEFAM/UESB. Linha: Família em Seu Ciclo Vital.

Marineide Batista

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física/UESB. Voluntaria NIEFAM/UESB. Linha: Família em Seu Ciclo Vital.

Renata Luiza Carvalho Silva

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Enfermagem/UESB. Bolsista de Extensão – UESB/NIEFAM. Linha: Família em Seu Ciclo Vital.

Downloads

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Squarcini, C. F. R., Junior, A. C., Tonosaki, L. M. D., Batista, M., & Silva, R. L. C. (2011). Efeito do treinamento físico aeróbio para pessoas idosas com diabetes mellitus e seus familiares cuidadores. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial9), 127–143. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p127-143