Qual a perspectiva da pessoa idosa em relação ao HIV/AIDS?

Autores

  • Claudia Lysia Oliveira de Araújo
  • Ana Cristina Silva Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p243-256

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sexualidade, AIDS, Enfermagem

Resumo

Conhecimento e Atitude de Futuros Profissionais da Saúde em Relação à A epidemia de Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) em idosos no Brasil tem-se configurado como umreal problema de saúde pública. Quando nos reportamos ao envelhecimento e à AIDS não podemos deixar de considerar a questão da sexualidade das pessoas idosas. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar e identificar, sob o ponto de vista do envelhecimento, o conhecimento e o sentimento das pessoas idosas diante de um acometimento pelo vírus HIV/AIDS. A metodologia do estudo foi descritiva, com análise quantitativa descritiva. Os resultados deste estudo experimental permitem afirmar que, embora os idosos disponham deum certo conhecimento acerca da problemática em torno do vírus HIV/AIDS, apenas 22,2% dessas pessoas idosas fazem uso de preservativos. Presume-se que as campanhas de prevenção não estejam chegando de forma efetiva, decisiva, até os idosos, pois muitos deles têm vida sexual ativa inclusive com mais de uma parceira, mas sem os cuidados recomendados. As campanhas oficiais de prevenção e as ações das equipes de enfermagem devem dispensar atenção especial a esse fato e intensificar as informações, para que os idosos possam se dar conta dessa realidade preocupante, compreender devidamente as informações e aderir aos meios de prevenção a essa morbidade.

Biografia do Autor

Claudia Lysia Oliveira de Araújo

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem da USP. Professora-Titular, Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila Lorena (SP).

Ana Cristina Silva Monteiro

Enfermeira especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Estratégia da Saúde e Família pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Atua na Prefeitura de Pindamonhangaba (SP).

Downloads

Como Citar

Araújo, C. L. O. de, & Monteiro, A. C. S. (2012). Qual a perspectiva da pessoa idosa em relação ao HIV/AIDS?. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial10), 243–256. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p243-256