Mariátegui e as especificidades da luta de classes latino-americana: as questões da raça e do latifúndio

Autores

  • Leandro Galastri UNESP-Marília.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33241

Palavras-chave:

Mariátegui, socialismo indo-americano, luta de classes, América Latina.

Resumo

Este texto demonstrará a forma como o pensador marxista peruano José Carlos Mariátegui analisa concretamente, de uma perspectiva classista e anticapitalista, dois dos principais problemas que se colocam na base da luta de classes peruana e latino-americana no início do século XX: a) a articulação retroalimentadora entre exploração da força de trabalho e racismo; b) a concentração fundiária em dois níveis na formação social peruana, como exploração monopolista da terra e como permanência de relações servis pré-capitalistas. Por fim, conclui-se pela pertinência e atualidade do pensamento de Mariátegui, sugerindo-se o estudo permanente de sua obra e a aplicação de suas ideias no campo da luta anticapitalista latino-americana.

Biografia do Autor

Leandro Galastri, UNESP-Marília.

Doutor em Ciência Política. Professor de Ciência Política da Unesp/Marília-SP, Brasil. Autor de Gramsci, marxismo e revisionismo, Campinas: Autores Associados, 2015. Integrante dos comitês editoriais da revista Novos Rumos e do blog Marxismo21.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Galastri, L. (2017). Mariátegui e as especificidades da luta de classes latino-americana: as questões da raça e do latifúndio. Lutas Sociais, 21(38), 24–39. https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33241