Hannah Arendt, Losurdo e a questão do totalitarismo: algumas aproximações

Autores

  • Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35880

Palavras-chave:

Totalitarismo, revolução, guerra colonial, relações de classes, imperialismo.

Resumo

Esse artigo é uma tentativa de cotejar o mais influente livro sobre o chamado totalitarismo, de Hannah Arendt, e as formulações críticas a ele elaboradas por Domenico Losurdo. A hipótese mais geral é que Losurdo, embora eficaz na crítica à identificação de nazismo e stalinismo, mantém-se, apesar de suas inúmeras contribuições, no plano descritivo, abrindo mão de questionar os fundamentos teórico-metodológicos de sua contraposição a Hannah Arendt, o que prejudica a crítica mais profunda do conceito de totalitarismo e a apresentação de uma explicação alternativa do stalinismo.

Biografia do Autor

Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, PUC-SP

Livre-docente em Ciência Política; professor do Departamento de Política e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, São Paulo-SP, Brasil. Coordenador, na mesma instituição, do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS). Autor de Ideologia nacional e nacionalismo. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rodrigues de Almeida, L. F. (2017). Hannah Arendt, Losurdo e a questão do totalitarismo: algumas aproximações. Lutas Sociais, 21(39), 93–108. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35880

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>