As migrações internas e seu protagonismo contemporâneo nos imaginários urbanos da metrópole de Lima, Peru

Autores

  • Beatriz Silveira Castro Filgueiras IPPUR-UFRJ (Professora substituta)

Palavras-chave:

imaginários urbanos, migrações internas, América Latina, Lima Metropolitana, Peru

Resumo

Neste artigo, revisitamos as narrativas construídas sobre as migrações internas no Peru e a explosão urbana de Lima na segunda metade do século XX, de modo a investigar a sua permanência e destacado protagonismo – sobretudo em comparação com outras metrópoles latino-americanas e com os diagnósticos característicos do pensamento urbano regional neste início de século – como elemento central nos discursos e imaginários sobre a metrópole contemporânea. Por um lado, trata-se de compreender as especificidades daqueles processos no caso peruano, no marco mais geral da urbanização latino-americana e dos discursos canônicos que marcaram o seu entendimento. Por outro lado, em diálogo com estudos mais recentes, destaca-se a persistente centralidade do fenômeno migratório nos discursos contemporâneos sobre a cidade e suasdinâmicas socioespaciais.

Biografia do Autor

Beatriz Silveira Castro Filgueiras, IPPUR-UFRJ (Professora substituta)

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Professora Substituta no IPPUR-UFRJ, vinculada à graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES-UFRJ), pesquisadora e coordenadora executiva do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (IESP-UERJ).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Filgueiras, B. S. C. (2014). As migrações internas e seu protagonismo contemporâneo nos imaginários urbanos da metrópole de Lima, Peru. Cadernos Metrópole, 16(31), 171–196. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16564