Gentrificação no Bairro 2 de Julho, em Salvador: modos, formas e conteúdos

Autores

  • Laila Mourad Universidade Federal da Bahia
  • Glória Cecília Figueiredo
  • Nelson Baltrusis

Palavras-chave:

centro antigo de Salvador, gentrificação, Bairro 2 de Julho, Patrimônio da Humanidade, privatização do espaço

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender os processos recentes de reestruturação urbana que vêm tomando corpo no centro antigo de Salvador, mais particularmente, as ações corporativas e públicas apoiadas na lógica da gentrificação e da privatização do espaço urbano. Para tanto, concentramos a presente análise na proposta de intervenção no Bairro 2 de Julho, buscando entender como esse processo vem se constituindo nesta área reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Nos empreendimentos privados apoiados pelo poder público, evidencia-se processos de exclusão social, produzidos por um modelo de planejamento urbano excludente pautado na concepção do urbanismo corporativo, que se utiliza de mecanismos de desvalorização e revalorização de patrimônio histórico-cultural. Contribuindo assim, para facilitar e ampliar o processo de ressignificação do patrimônio urbano e a expulsão da população mais pobre.

Biografia do Autor

Laila Mourad, Universidade Federal da Bahia

Laila Nazem Mourad, Arquiteta e Urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia FAU/UFBA(2011), bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes, membro do grupo de pesquisa Lugar Comum; mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi professora de planejamento urbano e regional (2001-2002). Diretora de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades entre 2003 a 2005. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em política urbana, planejamento urbano e regional, plano diretor, plano estadual e municipal de habitação de interesse social e processos de reabilitação de centro histórico.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Mourad, L., Figueiredo, G. C., & Baltrusis, N. (2014). Gentrificação no Bairro 2 de Julho, em Salvador: modos, formas e conteúdos. Cadernos Metrópole, 16(32), 437–460. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16923