Gentrificação e políticas de reabilitação urbana em Portugal: uma análise crítica à luz da tese rent gap de Neil Smith

Autores

  • Luís Mendes Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Palavras-chave:

gentrificação, reabilitação urbana, Portugal, Neil Smith

Resumo

O artigo problematiza o papel que as políticas de reabilitação urbana no centro histórico das cidades portuguesas detêm no facilitar do processo de gentrificação, afirmando-se como condições necessárias, não sendo, todavia, por si só suficientes para induzir tal processo socioespacial. Ainda assim, os programas de reabilitação urbana, ao visarem estimular a requalificação de edifícios e criar condições favoráveis à atração de capitais privados para a regeneração das áreas da cidade centro, constituem um fator estratégico para a fixação das novas classes médias, contribuindo, em última análise, para a expulsão de antigos moradores, promovendo segregação residencial e desenvolvimento urbano desigual. A problemática será enquadrada pela tese de rent gap de Neil Smith mobilizando os aspectos estruturais do processo de acumulação de capital (e dos seus movimentos cíclicos) e relacionando-os com o (re)desenvolvimento urbano e com a produção de ambiente construído pela gentrificação.

Biografia do Autor

Luís Mendes, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Luís Filipe Gonçalves Mendes, nasceu em Lisboa em1979. Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade deLisboa, em 2003. Mestre em Estudos Urbanos, pelo Departamento de Geografia da Faculdadede Letras da Universidade de Lisboa, em 2008. Foi Assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde leccionou a cadeira de Geografia Urbana. Actualmente, lecciona diversas cadeiras enquanto Assistente Convidado naEscola Superior de Educação de Lisboa e no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Membro da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação de Professores deGeografia. Exerce funções de Investigador Permanente no Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território daUniversidade de Lisboa (IGOT/UL), nomeadamente na unidade de investigação NETURBonde tem desenvolvido investigação no domínio dos Estudos Urbanos. Para além deautor de diversos artigos, comunicações e publicações na área do tema deinvestigação acima citado, tem experiência em projectos de planeamento edesenvolvimento regional em parceria com instituições públicas e privadas. Foiainda galardoado com o Prémio Amílcar Patrício 2005, pela Associação Portuguesade Geógrafos.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Mendes, L. (2014). Gentrificação e políticas de reabilitação urbana em Portugal: uma análise crítica à luz da tese rent gap de Neil Smith. Cadernos Metrópole, 16(32), 487–511. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16982