O lugar da opinião. A cidade e os espaços de produção social da opinião pública

Autores

  • Maria da Penha Smarzaro Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilton Luis Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

opinião pública, história urbana, esfera pública, cidades, espaço público

Resumo

Por mais que o termo possa induzir, o conceito de esfera pública não se encontra vinculado aos espaços de natureza pública fisicamente construídos, mesmo assim, tendo como pano de fundo conceitual a obra do filósofo alemão Jürgen Habermas, Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa, o presente artigo se propõe identificar alguns ambientes que, na longa trajetória da história das cidades, serviram de palco para desenvolvimento das discussões e afirmação das ideias coletivas, buscando assim reconhecer lugares urbanos que historicamente embalaram a produção social da opinião pública e os novos ambientes midiáticos que a este fim se propõem.

Biografia do Autor

Gilton Luis Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutorando (2011/2) e Mestre (2009) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas - PPGHIS, linha de pesquisa ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Graduado em Administração e Especialista em Gestão de Cidades. Atuou como docente do curso de pós-graduação em Gestão de Políticas Sociais Públicas e Gestão de Políticas Sociais Privadas na Faculdade Católica Salesiana de Vitória. Atual Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Aracruz (2013). Foi Secretário Municipal de Educação (2001 a 2004) e Secretário de Obras e Serviços Urbanos (1997 a 2000) da Prefeitura Municipal de Fundão. Diretor da Polis Consultoria e Projetos (1992 a 1996), presidente do Instituto Cidades (2005 a 2006), Administrador Sênior e Assessor da Diretoria Executiva da Fundação Ceciliano Abel de Almeida - FCAA/UFES (2006 a 2012).

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Siqueira, M. da P. S., & Ferreira, G. L. (2015). O lugar da opinião. A cidade e os espaços de produção social da opinião pública. Cadernos Metrópole, 17(33), 225–242. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/20133

Edição

Seção

Artigos