Dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas no centro de São Paulo: uma discussão sobre gentrificação na Mooca

Autores

  • Michelly Lima Reina Universidade Federal do ABC/Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território
  • Francisco de Assis Comarú Universidade Federal do ABC/Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território

Palavras-chave:

política urbana, gentrificação, valorização, centro de São Paulo

Resumo

O artigo visa realizar uma análise das dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas na região central de São Paulo, particularmente no distrito da Mooca, na perspectiva de discutir em que medida está ocorrendo ou caminha-se para um processo de gentrificação. Realizou-se uma revisão bibliográfica com vistas a embasar a conceituação de gentrificação segundo análises realizadas em países do Norte. São apresentados e analisados dados de fontes secundárias, na forma de tabelas, mapas temáticos e gráficos que permitem uma leitura espacial importante. Visitas de campo e entrevistas com atores locais permitiram identificar uma tendência à elitização dos serviços e comércios. Nota-se que está em curso, uma dinâmica, ainda inconclusa, que, segundo informa a literatura, tem uma série de ingredientes do processo de gentrificação.

Biografia do Autor

Michelly Lima Reina, Universidade Federal do ABC/Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território

Mestre em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (UFABC) campus de Santo André. Formada em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, pesquisando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, planejamento urbano e regional, centro e centralidade, especulação imobiliária, gentrificação e habitação social. Pesquisadora no CEM.Professora na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Francisco de Assis Comarú, Universidade Federal do ABC/Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território

Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1992); Mestre em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica da USP (1998), Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2004). Foi Affiliate Academic na University College London, Londres (2011), Visiting Scholar na Organização Internacional do Trabalho, Genebra (2011) e Volunteer na Organização Mundial da Saúde, Genebra (2011), instituições onde realizou pesquisa de pós doutorado, como bolsista do CNPq. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do ABC, onde atuou como Coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Urbana (2006-2008) e como Pró reitor de Extensão (2012-2013). Orientador de mestrado e doutorado do Programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. É colaborador do LABHAB FAUUSP desde 1997, do CEPEDOC FSPUSP desde 2000 e do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos desde 1999. Tem experiência acadêmica e profissional em planejamento e gestão urbana e ambiental e políticas de habitacão. Realiza pesquisas, atividades de ensino e extensão nos temas: politicas urbanas; áreas centrais metropolitanas; saúde pública; educação popular e ambiental; inclusão e políticas públicas territoriais e trabalho decente.

Downloads

Publicado

2015-11-22

Como Citar

Reina, M. L., & Comarú, F. de A. (2015). Dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas no centro de São Paulo: uma discussão sobre gentrificação na Mooca. Cadernos Metrópole, 17(34), 419–440. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/20924